sexta-feira, 30 de dezembro de 2022

FELIZ ANO NOVO!!!

 


“Senhor Deus, dono do tempo e da eternidade, teu é o hoje e o amanhã, o passado e o futuro. Ao acabar mais um ano, quero te dizer obrigado por tudo aquilo que recebi de ti. Obrigado pela vida e pelo amor, pelas flores, pelo ar e pelo sol, pela alegria e pela dor, pelo que foi possível e pelo o que não foi. Ofereço-te tudo o que fiz neste ano, o trabalho que pude realizar, as coisas que passaram pelas minhas mãos e o que com elas pude construir. Apresento-te as pessoas que ao longo destes meses amei, as amizades novas e os antigos amores. Os que estão perto de mim e aqueles que pude ajudar, os com quem compartilhei a vida, o trabalho, a dor e a alegria. Mas também Senhor, hoje eu quero te pedir perdão. Perdão pelo tempo perdido, pelo dinheiro malgasto, pela palavra inútil e o amor desperdiçado. Perdão pelas obras vazias e pelo trabalho mal feito, perdão por viver sem entusiasmo. Também pela oração que aos poucos fui adiando e que agora venho apresentar-Te por todos os meus olvidos, descuidos e silêncios novamente. Te peço perdão. Nos próximos dias começaremos um ano novo. Paro a minha vida diante do novo calendário que ainda não se iniciou e te apresento estes dias que somente tu sabes se chegarei a vivê-los. Hoje te peço por mim, meus parentes e amigos, a paz e a alegria a fortaleza e a prudência, a lucidez e a sabedoria. Quero viver cada dia com otimismo e bondade, levando a toda parte um coração cheio de compreensão e paz. Fecha meus ouvidos a toda falsidade e meus lábios às palavras mentirosas, egoístas ou que magoem. Abre sim, o meu ser a tudo o que é bom Que o meu espírito seja repleto de bênçãos para que eu as derrame por onde passar. Senhor, a meus amigos que leem esta mensagem, enche-os de sabedoria, paz e amor e que nossa amizade dure para sempre em nosso coração. Enche-me também de bondade e alegria, para que todas as pessoas que eu encontrar no meu caminho, possam descobrir em mim um pouquinho de Ti. Dá-nos um ano feliz e ensina-nos a repartir a felicidade! Amém! ” (Desconheço o autor). Oro, de todo o meu coração, para que no ano de 2023 nossa vida seja muito abençoada por Deus. Ajuda, Senhor!!!  VIVA 2023!!!

                                                         Texto publicado no Jornal de Assis, no dia 28 de dezembro de 2022.

OBRIGADA, SENHOR!!!

Foto: pesquisa Google. 

quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

FELIZ NATAL!!!

 "O povo que andava nas trevas viu uma grande luz; habitavam numa terra de sombras, mas uma luz brilhou sobre eles." (Isaías 9,1).




Vou compartilhar meu pensamento a respeito do Dia de Natal. Fui uma ardente apaixonada pelo Natal até o ano de 1998. Depois de 1998 fui tomando conhecimento de coisas desagradáveis a respeito do Natal. Que Jesus não teria nascido no dia 25 de dezembro isto eu já sabia há muito tempo. Fui também buscando mais informações sobre o assunto e descobrindo coisas muito desconcertantes em relação ao surgimento da comemoração do Natal, fatos que antes eu desconhecia, por exemplo, que antes era uma festa pagã ao Deus Sol. E muitas outras coisas mais. Pois bem, minha paixão pelo Natal foi desvanecendo. Mas há coisas visíveis a todos que eu abomino com minha alma. São elas: o luxo, a busca insana por bens, a comilança exagerada, bebida em excesso, o papai Noel (por ser uma mentira dita às crianças), etc.. Queria muito, que o Natal fosse de fato a comemoração do nascimento de Jesus, que morreu na cruz. Manjedoura e cruz, estadias de Jesus, são os lugares menos presentes nas comemorações do Natal. Lugares que nenhum de nós quer ocupar, mas deveríamos. Manjedoura, lugar de humildade, desprendimento. A manjedoura era o local onde a comida dos animais era colocada, que ficava na estrebaria (estábulo), onde os animais maiores (cavalo, jumento, etc.) eram guardados à noite. A Cruz era onde os piores criminosos eram deixados para morrer uma morte lenta, insuportável, após serem julgados indignos da vida por conta dos crimes cometidos. A cruz, figuradamente, deveria ser o lugar da morte do nosso eu, morte minha, da minha vontade, dos meus desejos contrários ao Evangelho!!!  Convenhamos, o Natal do Papai Noel serve ao deu comércio e não ao Deus, Pai, Filho e Espírito Santo. Hoje, comemoro o Natal, sabendo o real significado dele, porém, anseio que todos os dias sejam dias de manjedoura e de cruz para nós. Só assim, Jesus de fato nascerá em nosso coração. Por natais de verdade eu oro. Ajuda, Senhor! 

"Natal não é uma época nem uma estação, mas um estado da mente. Apreciar a paz e benevolência, ser abundante em clemência, é ter o real espírito de Natal." Calvin Coolidge.


Texto publicado no Jornal de Assis; Assis, SP, hoje, 21/12/2022

Obrigada, Senhor!

Foto: Pesquisa Google.


quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

Integridade da fé cristã!

"Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me;" Mateus 25:35



 

O apóstolo Tiago revela ao mundo a outra face do evangelho, que é a religião pura, sem mácula. Já, em seus dias, os primeiros cristãos, estavam se preocupando apenas em orar, ler a Bíblia, fazer cultos, e não tinham olhos para as necessidades humanas presentes em seus companheiros, irmãos e irmãs de fé. Fato, hoje, bastante comum. Gostamos de ir aos cultos, às missas, às diversas reuniões “espirituais”; alguns até oram, rezam e leem a Bíblia em casa, porém, quando se fala em pessoas necessitadas, nem todos se preocupam ou pensam que têm alguma responsabilidade, ou dever de acudir. O pior é quando cristãos renegam os seus irmãos empobrecidos, passando de largo, literalmente, no físico e no sócio-político-econômico. Lamentável. Somo uma comunidade de fé, pertencemos ao Reino de Deus, não importa a denominação que abraçamos, somos todos responsáveis pelo bem-estar integral de nosso semelhante. Caso não tenhamos consciência disso, apenas abraçamos a fé e não nos convertemos de fato. Quem não ama e serve o semelhante está longe de ser reconhecido como cristão (pequeno cristo) de verdade. A Cruz tem dois braços, um vertical, que nos liga ao Céu, ao divino, à Deus e um braço horizontal, que nos liga à uma comunidade, ao outro, ao mundo todo. Quase sempre, priorizamos o braço vertical e não prestamos atenção ao braço horizontal, o braço da comunhão com o outro, com o semelhante. O resultado será uma cruz defeituosa, portanto ineficaz. Oro, de todo o meu coração, alma e entendimento, para sermos uma igreja que tenha a “religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, ” (Tiago 1.27a), que tenhamos consciência e responsabilidade para: “... visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações” (Tiago 1.27b), com demais necessitados; e ainda possamos nos guardar incontaminados do Mundo ((Tiago 1.27c). Só assim, estaremos em ordem com a nossa fé cristã e em consonância com o Reino de Deus entre nós. Ajuda, Senhor!!!

Texto publicado no Jornal de Assis, no dia 14 de 12 de 2022.

OBRIGADA, SENHOR!

Foto: pesquisa Google 

sexta-feira, 9 de dezembro de 2022

A verdade como fundamento!

 



Tive um grande amigo, teólogo, filósofo, professor, psicanalista, que em uma conversa comigo, disse que a mentira é uma arma de defesa. Como eu o tinha em alta conta, pensei até que talvez ele tivesse alguma razão. Mas, considerando alguns fatos, lendo mais, especialmente tendo em conta as Escrituras, hoje penso diferentemente dele. Mais do que nunca, penso, que nossa vida deve ser de fato e de verdade, uma vida vivida na sinceridade, sem nenhuma hipocrisia, para que ninguém tenha nada que dizer contra nós. Precisamos viver de uma forma que tudo que fizermos seja feito na claridade do dia e tudo que falarmos tenha o universo a nosso favor. Assim sendo, nada e ninguém poderá contestar a nossa verdade, pois tudo que fizermos e falarmos poderá ser comprovado. Temos que ter uma vida que seja testemunho de cristão. Cristão é um pequeno cristo e Cristo é a Verdade. Olhando para nós, para nossa vida, nossa história, precisamos nos perguntar: estou honrando o nome de cristão? Se nossos atos, não honram o Evangelho da verdade, precisamos abandoná-los imediatamente, ainda que percamos. Qualquer coisa que façamos, que não possa ser feita à luz do dia, que dita não possa ser provada, é desonra para a fé cristã que professamos e manchará a nossa história para sempre. Sei, que às vezes, somos vítimas de mentiras, mas, quanto a isso, devemos ficar em paz, porque as mentiras não se perpetuam. Precisamos ter a verdade como fundamento de vida, somos testemunhas do Evangelho e “ a verdadeira testemunha não mentirá, mas a testemunha falsa se desboca em mentiras. ” (Provérbios 14:5). Assim é que, “... nada podemos contra a verdade, senão pela verdade. ” (2 Coríntios 13:8). De todo o meu coração, eu oro, para que vivamos a nossa vida, sob a luz do céu, sem engano, sem mentira. AJUDA, SENHOR!!!

Texto publicado no Jornal de Assis, no dia 07/12/2022.

OBRIGADA, SENHOR!!!

Foto: pesquisa Google.

 

terça-feira, 6 de dezembro de 2022

Amar, simplesmente amar!!!

“A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei. ” Romanos 13. 8.



O amor é a virtude mais elevada. Talvez, por isso, seja a menos presente em nossa vida e no mundo. O apóstolo Paulo em sua primeira epístola aos Coríntios, nos primeiros versículos do capítulo treze, diz que podemos ter toda a fé do mundo, sermos capazes dos maiores sacrifícios, inclusive o martírio, que se não tivermos amor, nada terá valor. A ordem de Jesus é amar o nosso próximo como a nós mesmos (Mateus 22:39). Se já é difícil amar a nós mesmos, por isso existem tantos livros de autoajuda, quem dirá o nosso próximo. Penso que amar é de fato nosso dever, porém, nosso maior desafio. Reconheço a dificuldade de amar aquela pessoa que me fez mal, que me frustrou que não honrou compromissos, que me enganou, que foi um desencanto para mim. Pergunto-me, como Jesus foi capaz de pedir isto para nós? Será que Ele não pede demais? Acima de nossas forças? Ele seria capaz de pedir-me algo que eu não fosse capaz de atender? Imagino que não, ou não seria Deus. Então, concluo que sou capaz de amar. Somos capazes de amar!!! Sempre que perdoamos quem nos ofendeu, brota em nós um fluir do amor de Deus. Jesus nos ensinou quando pediu ao Pai que perdoasse aqueles que o crucificaram, dizendo: “Pai, perdoa-os, eles não sabem o que fazem”. De fato, não sabiam, não conheciam a Jesus, Deus era o responsável por isso, para a salvação do mundo (João 3:16). Os olhos deles ainda estavam fechados por Deus, segundo o apóstolo Paulo, para que a fé fosse levada aos gentios, a nós, em primeiro lugar. Quem nos feriu também não sabe o que faz. De fato, não sabe. É insensível, egoísta, não tem sabedoria, imagina o indevido, e assim por diante. São tantas as razões pelas quais alguém nos faz mal que não podemos nem enumerar. A verdade é que vale a pena amar e perdoar. É difícil? Sim, muito. Porém, não impossível. Amar é virtude dos fortes e não dos fracos. A força vem de Deus que a dá, a quem quiser e pedir, por nós mesmos, não podemos. Por isso, oremos. AJUDA-NOS SENHOR!!

Texto publicado no Jornal de Assis, Assis, SP; no dia 30/11//2022.

Obrigada, Senhor!

Foto: Pesquisa Google.

quarta-feira, 23 de novembro de 2022

Dia Nacional de Ação de Graças!!!

 "Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco."1 Tessalonicenses 5:18)




Amanhã é o Dia Nacional de Ação de Graças, 23 de novembro de 2022. É um tempo muito bom para louvarmos a Deus, agradecermos por tudo que Ele tem feito por nós.  Os "primeiros dias de Ação de Graças comemorado na quarta quinta-feira de novembro, em Nova Inglaterra eram festivais em agradecimento às boas colheitas por ano. Por esta razão , o Dia de Ação de Graças é comemorado no outono, após a colheita ter sido recolhida e é comemorado na última quinta-feira de novembro. O primeiro deles foi celebrado em Plymouth , Massachusetts, os colonos que fundaram a vila em 1.620,1 Depois de más colheitas e inverno rigoroso , os colonos tiveram uma boa colheita de milho no verão de 1621. Por ordem do governador da vila, em homenagem ao progresso desta safra em anos anteriores, a festa foi marcada no início do outono 1621. Homens de Plymouth mataram patos e perus. Outros alimentos que faziam parte do cardápio foram peixes e milho. Cerca de noventa índios também participaram do festival. Todos comeram ao ar livre em grandes mesas . No entanto, durante muitos anos , Dia de Ação de Graças não foi instituído como feriado nacional, sendo observado como tal em apenas certos estados, como Nova York, Massachusetts e Virgínia. Em 1863 , o então presidente dos EUA , Abraham Lincoln, declarou que a quarta quinta-feira de novembro seria o Dia Nacional de Ação de Graças. Mas, em 1939 , o presidente Franklin Delano Roosevelt instituiu este dia será celebrado na terceira semana de novembro, a fim de ajudar o comércio , aumentando o tempo disponível para propagandas e compras antes do Natal (na época , era considerado inapropriado para produtos publicitários à venda antes do dia de Ação de Graças ) . Como a declaração de Roosevelt não era mandatória , 23 estados adotaram a medida instituída por Roosevelt e 22 não o fez, com o restante tomando ambas quintas-feiras (a terceira ea quarta semana de novembro ) como Dia de Ação de Graças. O Congresso dos EUA , para resolver esse impasse , então instituiu o Dia de Ação de Graças seria comemorado definitivamente na quinta-feira da quarta semana de novembro e que seria um feriado nacional. Tanto os Estados Unidos e no Canadá , Dia de Ação de Graças é geralmente um dia quando as pessoas usam seu tempo livre para estar com a família , fazendo grandes reuniões e jantares familiares. É também um dia em que muitas pessoas dedicam seu tempo para pensamentos religiosos , orações e missas . O Dia de Ação de Graças é comemorado com grandes desfiles e também nos Estados Unidos , com a realização dos jogos de futebol. O prato principal do Dia de Ação de Graças geralmente é peru, o que dá ao Dia de Ação de Graças o apelido de " Dia do Peru " . Além disso, os cookies também são muito tradicionais nessa data. No Brasil, o presidente Gaspar Dutra instituiu o Dia Nacional de Ação de Graças, através da lei 787, de 27 de agosto de 1947, por sugestão do embaixador Joaquim Nabuco, entusiasmado com as comemorações que vira em 1909, na Catedral de São Patrício, quando embaixador em Washington. Em 1966, a lei 5110 estabeleceu que a comemoração de Ação de Graças se daria na quarta quinta-feira de novembro. Esta data é lembrada por muitas famílias de origem americana, por algumas denominações Cristãs Protestantes, como a Igreja Luterana IELB (de origem americana), a Igreja Presbiteriana, a Igreja Batista, a Igreja Metodista, universidades confessionais metodistas e cursos de inglês. Também celebram igrejas evangélicas como a Igreja do Evangelho Quadrangular e algumas das Assembleias de Deus." (http://pt.wikipedia.org/wiki/A%C3%A7%C3%A3o_de_Gra%C3%A7as). O salmista nos convida: "Cantai ao Senhor em ação de graças; cantai louvores ao nosso Deus ..." (Sl 147:7). Façamos isso, com alegria, pois o Senhor é bom e tem misericórdia de nós. Oro, de todo o meu coração, alma e entendimento, para termos sempre um coração grato ao Deus Eterno, que é Pai, Filho e Espírito Santo. A Ele, damos graças, hoje e sempre, porque “Dele, Por Ele, e Para Ele, são todas as coisas. Glória, pois, a Ele, eternamente, Amém. ” (Romanos 11:36). Ajuda, Senhor!!!

 Texto publicado no Jornal de Assis, no dia 23  de novembro   de 2022.

OBRIGADA, SENHOR!!!

Foto: pesquisa Google.

sexta-feira, 18 de novembro de 2022

Um dia após o outro!!!

"Este foi o dia que fez o Senhor, regozijemo-nos e alegremo-nos nele." (Salmos 118:24)



"Cada dia é um dia. Cada escolha que realizamos altera o nosso destino para o bem ou para o mal... hoje você bate, amanhã você apanha, hoje você aconchega, amanhã você é amado... a matemática da vida exige muito mais do que raciocínio, ela requer sensibilidade. A semeadura é livre, a colheita é obrigatória. Use bem a sua liberdade. " Concordo inteiramente com esta mensagem, que eu não me lembro quem escreveu. Lamento não ter salvado o nome de quem assim falou. Sinto muito. Peço desculpas a quem foi, se por acaso visualizar esta minha publicação. Oro, de todo o meu coração, alma e entendimento, para sabermos viver da melhor maneira possível, um dia após o outro. AJUDA, SENHOR!!!

Foto: Pesquisa Google.

quarta-feira, 9 de novembro de 2022

A vida é uma maratona.

 


A vida é uma maratona. Vivemos a correr todos os dias. Na prova da Maratona, o atleta precisa correr 42,195 km, em ruas e estradas; portanto, exige muito preparo físico e concentração. O importante nessa corrida é não parar, não perder o ritmo e saber como está indo nesta corrida; se o ritmo que está cooperará para a vitória, ou precisa aumentar para ganhar e se pode diminuir para resistir ao desgaste físico. A vida cristã também é uma maratona. O apóstolo Paulo escreveu: “Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível. Pois eu assim corro, não como a coisa incerta; assim combato, não como batendo no ar. Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado. ” (1 Coríntios 9:24-27). Na maratona cristã vamos ganhar a coroa da vida eterna, se permanecermos firmes e fiéis ao Evangelho que abraçamos. Precisamos nos esforçar também. A Bíblia diz: “Esforçai-vos, e animai-vos; não temais, nem vos espanteis diante deles; porque o Senhor teu Deus é o que vai contigo; não te deixará nem te desamparará. ” (Deuteronômio 31:6.) Na corrida da vida física e religiosa, não estamos sós. Deus está conosco. Assim, Deus, preparo intelectual, espiritual, com fé, esperança e amor, nos levará à vitória. Oro, de todo o meu coração e mente, para o Espírito Santo nos ajudar nessa grande corrida, da vida e pela vida. AJUDA SENHOR!!!

 Texto publicado no Jornal de Assis, no dia 09 de 11 de 2022.

OBRIGADA, SENHOR!!!

Foto: pesquisa Google.

Grande Encontro UNIMEP2022.

 “Lembre-se do seu Criador nos dias da sua juventude, antes que venham os dias difíceis e se aproximem os anos em que você dirá: ‘Não tenho satisfação neles’. ” (Eclesiastes 12.1)



Na foto acima estão os queridos (as) crianças, juvenis e adultos, que participaram do Grande Encontro de Juvenis e Jovens em Piracicaba, SP, de 04 a 06 de novembro/2022. Louvo a Deus pela vida deles(as) e de todos que contribuíram para o fato. Obrigada, Senhor!!!

segunda-feira, 7 de novembro de 2022

O amor é o melhor!!!

 "Pois tu és a minha esperança, Senhor DEUS; tu és a minha confiança desde a minha mocidade." Salmos 71:5.



Sou pastora há quase quatro anos da Igreja Metodista em Guarantã, SP. Foi com muita satisfação que enviamos 13 pessoas, entre crianças, juvenis, jovens e adulta ao Grande Encontro realizado em Piracicaba, SP, de 04 a 06 passados. Hoje, após o retorno, fiquei a pensar na beleza que foi este fato. Nem tudo foram flores, porém, o melhor eles haverão de guardar. Por eles, pelo Grande Encontro, dou graças ao Pai. Obrigada, Senhor!!!

Foto: camisetas usadas por eles(as). 

quinta-feira, 3 de novembro de 2022

Metade de um país!



No domingo (30/10/22), após o anúncio do resultado das eleições para presidente e governador de alguns estados do Brasil, metade dos brasileiros lamentava e metade festejava. Em qual metade do país estávamos? Se nosso voto foi para o Lula, estávamos festejando, se foi para o Bolsonaro, estávamos chorando, ou quietos, como o mesmo ficou após o resultado anunciado, juntamente com os seus. Verdade é que somos um país dividido, com famílias divididas, igrejas divididas, amigos (as) divididos, etc.  Lúcio Rennó - Professor de ciência política da Universidade de Brasília (UnB) escreveu: “Voto a voto, lados distintos do espectro político brasileiro viveram a emoção da contagem eleitoral de um sistema ágil, confiável e eficiente. O país está dividido, não há dúvida. Bolsonaro conseguiu mobilizar um contingente de apoio eleitoral extremamente significativo, mesmo depois de anos de pandemia e uma situação econômica adversa, que só apresentou sinais de recuperação em 2022. As medidas de controle da inflação, a recuperação do emprego e uma política de transferência de renda tardia mudaram o cenário de uma eleição que parecia perdida para o governo. Por outro lado, a força do lulismo e do petismo, à esquerda, mostrou-se ser o único antagonista capaz de vencer o bolsonarismo. Todas as demais forças evaporaram”. (Correiobraziliense.com.br/opiniao/2022/10/5048249-artigo-um-brasil-dividido.html). Afinal, faremos o quê? Vamos chorar ou rir? Sinceramente, penso, que nem uma coisa nem outra. Nada nos garante que se o Bolsonaro fosse reeleito, cumpriria com suas promessas. E, ninguém nos garante, que Lula fará um bom governo como fez um dia. Só o amanhã dirá! Então, o que fazer? Orar, somente orar, porque Deus disse: “E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. ” (2 Crônicas 7:14). Orando. AJUDA SENHOR!!!

                                  Texto publicado no Jornal de Assis, no dia 02 de novembro    de 2022.

OBRIGADA, SENHOR!!!

terça-feira, 1 de novembro de 2022

Orando!


Orando! APENAS ORANDO!!! O que posso eu fazer para ajudar o caos do nosso amado país acabar? Parto do pressuposto que não posso apenas contemplar o caos. Sou filha do Deus Vivo, que põe ordem no Caos desde o princípio da humanidade. Fui criada à sua imagem e semelhança, sou lavada e remida pelo Sangue de Jesus, que me tornou o Seu Corpo, sua Igreja, que tem como missão fazer o que Ele fez. Em sendo assim, comecei por ligar para uma empresa que tinha um caminhão na pista que passou em uma reportagem da Globo News, a Granja Lobo, de Monte Mor, SP. Liguei para reclamar do fato, crendo que eles estavam atrapalhando o trânsito. Porém, eles também são vítimas. São seus caminhoneiros que estão presos no trânsito impedidos, correndo muitos riscos. Inclusive correm riscos das rações não chegarem para alimentar o plantel. Um grande absurdo. Tentei ver outro caminhão com letreiros, mas percebi que o que eu vi, também, era vítima pois estava no meio de uma fila com carros comuns. Por isso, decidi Orar. Apenas Orar. Como a oração move os Céus, comecei a orar. Estou orando. Conclamo todos que me lerem nesse momento para erguerem um clamor a Deus, a fim de que CESSE todo movimento prejudicial ao BOM ANDAMENTO de tudo no nosso Brasil. Em Nome de Jesus eu peço e oro, com todo o meu coração, alma e entendimento. AJUDA SENHOR!!!

Foto: http://www.granjalobo.com.br/produtos.htm

sábado, 29 de outubro de 2022

Triste política!!!


 

"Muito polarizado o universo da política, e, de ambos os extremos, argumentações apaixonadas e militantes, as vezes, beirando a cegueira, em ambos os lados. Nesse momento, penso no Cristo que nos une e na “luta” para que nada nos separe da comunhão que só é possível sob a governo do Reino de Deus. Em Cristo, devemos ser unidade na diversidade, sempre regido pelo amor. Deus nos abençoe." (Prof. Luiz Antonio Sobreiro Cabreira). 

Foto: Pesquisa Google.

quarta-feira, 26 de outubro de 2022

Só metade!!!



Costumeiramente, temos o hábito de esperar tudo na vida, mas isso, jamais acontecerá. Ninguém terá tudo, sem falta de nada, simplesmente, porque não existe aqui e agora tudo perfeito, completo. Aqui, agora, teremos, um pouco apenas, talvez a metade, ou um pouco mais, do que ansiamos, mas jamais a totalidade do desejado. Talvez, venhamos a ter, algum dia, em algum momento, algo muito bom, à beira da perfeição, da totalidade, mas normalmente não terá uma grande duração. Outro dia, soube de uma amiga que se frustrou muito com um casal de amigos, a quem ela admirava e tinha em alta conta. Esse casal causava nela uma ótima impressão. Parecia que eram felizes e não tinham nenhum problema. Porém, em uma reunião de mulheres, a esposa confidenciou os problemas do casal. Não eram poucos. Minha amiga ficou desiludida. Enfim, confirmou o que eu penso e tenho dito: nada e ninguém é perfeito. Perfeição só no Céu. Jesus morreu na cruz por nós, para nos salvar e dar vida eterna (João 3:16), nos levando para lá. Ele disse que nos prepararia lugar (João 14:2 e 3). Eu creio, porque passarão os céus e a terra, mas sua palavra não passará. Assim, pela fé, aguardo a moradia celestial, onde haverá a completude, onde Deus limpará de nossos olhos toda a lágrima; não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor (Apocalipse 21). Esta fé me anima a caminhar, enfrentando os atropelos da vida. Oro, com todo o meu coração, para que esta fé, seja fortalecida em meu coração e que muitos a tenham ou venham a ter, em nome de Jesus. Ajuda, Senhor!

Texto publicado no Jornal de Assis, no dia 26 de outubro de 2022.

OBRIGADA, SENHOR!!!

Foto: Pesquisa Google.

quarta-feira, 19 de outubro de 2022

Cada dia é um dia.





Às vezes, criamos expectativas para nossa vida, esperando que os dias que passamos ou passaremos correspondam a elas, mas nem sempre isso acontece. Cada dia é um dia, que pode trazer surpresas boas ou não, resultados desejados ou não. Muito, dependerá de nossas escolhas, feitas a partir daquilo que pensamos que fosse o correto fazer. Porém, algumas vezes, aquilo que pensamos que era o correto a fazer não deu certo. Nossa vida, com isso, pode, então, dar uma cambalhota. Cada ato a ser realizado na vida, exige de nós muita sabedoria e discernimento. Precisamos pensar muito bem, antes de tomarmos qualquer decisão, porque tudo produzirá um resultado. Para cada questão devemos medir os pós e os contras. Colhemos o que plantamos. Tudo tem o lado negativo e o positivo. Qualquer decisão tomada produzirá um fruto, um resultado. A Bíblia diz que “a sabedoria é a coisa principal ... ” (Provérbios 4:7ª). Andando com sabedoria, nossos passos não se embaraçarão, não tropeçaremos (Provérbios 4:12). O apóstolo Tiago nos recomenda pedirmos sabedoria a Deus, pois Ele nos dará liberalmente (Tiago 1:5). Assim, devemos fazer, crendo que a sabedoria que Deus nos dá é infinitamente melhor. Não devemos confiar em nosso conhecimento apenas. Devemos pedir a direção de Deus para tudo que fizermos, pois ele nos dará a sabedoria, o conhecimento, a direção, para edificarmos e estabelecermos nossa vida da melhor maneira possível. De todo o meu coração eu oro para Deus nos dar humildade suficiente para O buscarmos em todo o tempo; especialmente nas horas de tomarmos as decisões necessárias em nossa caminhada. Que nossas decisões produzam bons frutos. Ajuda, Senhor!!!

Texto publicado no Jornal de Assis, Assis, SP, hoje, 19/10/2022.

Obrigada, Senhor!

Foto: Pesquisa Google.

sexta-feira, 14 de outubro de 2022

Passado, presente e futuro!

 


Todo ser vivente têm um passado, um presente e um futuro. Temos em nosso cérebro um retrovisor para ver nosso passado; e, se fizermos isso, sentiremos saudade ou tristeza. Relembrar o passado pode ser bom, caso não fiquemos nos amargurando, com nossos dias difíceis, mas sim, colhendo o aprendizado que ele nos proporcionou. Assim fazendo, viveremos bem o tempo presente e teremos fé no presente e esperança no futuro, sabendo que tudo que passamos contribuiu para o nosso bem (Romanos 8.28). O pastor, professor e psicanalista Dr. José Valter Montever clareia muito bem esse assunto afirmando que “nos caminhos por onde nossa vida se fez história, podemos nos reencontrar com situações que foram verdadeiros desastres; e outras, que sem a menor das dúvidas, são lembranças de momentos preciosos.  No "labirinto da mente humana", onde ficaram alojados os monstros e fantasmas que um dia nos atormentaram, e chegaram a nos derrubar, também encontramos as fortalezas que nos levantaram, nos garantiram a bênção da sobrevivência, e mandaram prosseguir.  Em tempos de grande estiagem, o Salmista encontrou no registro de suas memorias, o tempo em que o Senhor restaurou a sorte de seu povo, e todos ficaram maravilhados: Sl: 126. O passado quando trazido para o presente, pode despertar o ânimo para continuar, e a coragem para lançar a semente, ainda que a terra esteja seca. Nos caminhos da memória veremos que em todas as horas Deus esteve conosco; a contagem de suas bênçãos nos deixará surpresos e maravilhados. ”  Após essas considerações, só me resta orar, dando graças pelo passado, pelo presente, e colocando nas mãos de Deus, nosso presente e futuro, pois há tempo para todas as coisas (Eclesiastes 3), e em tudo, podemos contar com a presença do Pai. Obrigada, Senhor!!!

Texto publicado no Jornal de Assis, Assis, SP, dia 14/10//2022.

Obrigada, Senhor!

Foto: Pesquisa Google.

quinta-feira, 13 de outubro de 2022

Bebê Yuri!!!

 


Tenho saudade do tempo que ele era pequenino. Porém, chato sempre foi. Mas, é impressionante, como somos capazes de amor um chato. OBRIGADA, SENHOR!!!

segunda-feira, 10 de outubro de 2022

Assédio Eleitoral!

A título de conhecimento. Apenas isso.

Observação: Não votei no Bolsonaro e nem no Lula. Estou pensando ainda se vou votar. Orando para Deus me esclarecer melhor. AJUDA, SENHOR!!!

"No Pará, um empresário foi flagrado em vídeo oferecendo dinheiro a funcionários para que votem em Jair Bolsonaro no 2º turno, em 30 de outubro. Em Mato Grosso do Sul, um boiadeiro passou a ser boicotado por fazendeiros depois de revelar a um amigo, em mensagem de áudio, sua preferência por Lula. No Rio Grande do Sul, uma empresa comunicou em nota que fará drástica redução de investimentos caso o candidato petista vença. "Para o Ministério Público do Trabalho, isso é assédio", afirma Fernanda da Escóssia, editora da revista Piauí e coautora de reportagem que elencou vários incidentes e ouviu autoridades de fiscalização. Elas relataram que vêm recebendo denúncias desde agosto, e que o quadro piorou a partir da reta final do primeiro turno. Na conversa com Renata Lo Prete, Fernanda, que é também professora de Jornalismo da UERJ, chama a atenção para o duplo problema envolvido: 'é infração trabalhista e crime eleitoral". E para a urgência de combatê-lo: “o importante é que o direito ao voto livre seja garantido'.

(https://podcasts.google.com/feed/aHR0cHM6Ly93d3cub21ueWNvbnRlbnQuY29tL2QvcGxheWxpc3QvNjUxYTI1MWUtMDZlMS00N2UwLTkzMzYtYWM1YTAwZjQxNjI4LzA0NTYxYjQzLTc1M2QtNDc4NC04ZTE5LWFjOGIwMGU4NjQxMS8zMDM2ZDU1MC04NWIyLTQzMDEtYjFlNC1hYzhiMDBlODY0MWYvcG9kY2FzdC5yc3M/episode/OWMxNjc0ZTgtNTAyMC00ZDMwLTg2YzYtYWYyYTAwMzllYzU5?sa=X&ved=0CAUQkfYCahcKEwiQ0uqmodb6AhUAAAAAHQAAAAAQLA)

quinta-feira, 6 de outubro de 2022

Ansiedade, um mal generalizado.

 


A ansiedade é um mal constante em nossa vida. Não sabemos esperar pelo amanhã com tranquilidade. Qualquer incerteza que venhamos a sofrer nos provoca essa emoção desagradável, de agitação interior. Jesus, conhecendo o mal que a ansiedade nos faz, disse: “ ... não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes? Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai Celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves? Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida? E por que andais ansiosos quanto ao vestuário? Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham, nem fiam. Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé? Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas; buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal. ” (Mateus 6:25-34). Ainda que tenhamos fé, experiência pessoal com Deus, às vezes somos assaltados por medo e ansiedade. Nestas horas, temos que buscar o Espírito Santo, mais e mais, Somente Ele, poderá nos ajudar. Se for possível, também, é bom conversarmos com pessoas que compreendam nossa ansiedade, não nos julguem e sejam um bom ouvido para essas horas. Oro, de todo o meu coração, alma e entendimento, para que não sejamos vencidos pela ansiedade, ao contrário, que tenhamos fé suficiente, para confiarmos que Deus estará cuidando de tudo. Ajuda, Senhor!!!

Texto publicado no Jornal de Assis, no dia 05.10.2022.

Obrigada, Senhor!!!

Foto: Pesquisa Google.

segunda-feira, 3 de outubro de 2022

Saudades!!!

         
             Rodrigo, com a Equipe de Garçons, segundo da esquerda.

No domingo (04.09.22), após o Culto Dominical, cerca da meia noite, eu fui abalada. Estava muito feliz, havíamos tido um culto muito abençoado. Eu estava ainda em estado de graça, quando recebi a notícia de que um “filho” do coração, de Penápolis, SP, havia falecido de pneumonia (moro em Guarantã, SP). Saber da morte do Rodrigo foi uma dor insuportável. Um jovem ainda, de pouco mais de quarenta anos, trabalhando, contente, feliz, cumprindo bem as suas obrigações, falece após poucas horas de enfermidade. Fica doente na sexta-feira e morre no domingo. Difícil de acreditar, mas a morte chegou de uma hora para outra. Tristeza profunda, sentimentos variáveis tomam conta de mim. Só me resta buscar a Deus como o salmista:  “A minha alma espera somente em Deus; dele vem a minha salvação. Só ele é a minha rocha e a minha salvação; é a minha defesa; não serei grandemente abalado. Ó minha alma, espera somente em Deus, porque dele vem a minha esperança. Só ele é a minha rocha e a minha salvação; é a minha defesa; não serei abalado. ” (Salmos 62:1-2 e 5-6). Ah! Como eu gostaria de vê-lo, dar-lhe um abraço, quem sabe algum puxão de orelhas. Fica tudo apenas na vontade. O que resta dele é apenas a saudade e gratidão pelo que ele foi para mim. Obrigada, Senhor!!!

sábado, 1 de outubro de 2022

Tive medo por um momento!!!


Estes dias estive com Covid19, e, confesso que tive medo, por um momento. Não costumo ter medo, pelo contrário, sou tranquila. Mas, jamais poderei dizer que passei tranquilamente pela Covid19. Agora, eu tenho uma pequena noção do que é passar por uma pandemia, sendo vítima dela, literalmente. Fico a imaginar as pessoas que estiveram muito piores que eu, tiveram que ser entubadas, foram para a UTI, etc. Se já orava, orei dobrado. Se clamava por socorro de Deus, clamei dobrado. Se buscava por fé, busquei infinitamente mais. Me lembro de um dia que uma senhora idosa disse na minha igreja da infância, Metodista em Nova Granada, que as pessoas só buscavam a Deus quando a tempestade chegava. É certo que, no meu caso, não chego a tanto, mas é verdade que busquei com muito mais ênfase do que faço no tempo comum. Tenho orado, pedido a Deus, que o Espírito Santo, me use, cada dia mais, na área da intercessão, pois o mundo precisa de intercessores. João Wesley, líder do movimento metodista, na Inglaterra, no século XXVIII, disse que Deus nada faz, a ser por meio da oração. Confesso, que a princípio, estranhei este pensamento. Porém, estudando mais, percebi, que a ideia tem a ver com a soberania do homem sobre si mesmo e a delicadeza de Deus que não invade a nossa privacidade. A partir dessa compreensão, entendo que a Igreja precisa se levantar muito mais, como intercessora dos homens, em todas as áreas, em todos os sentidos. Não é hora de desânimo, nem de canseira, é hora de renovação de forças. É ora de oração, de clamor, muito mais que antes. O profeta Jeremias, estava sofrendo um tempo muito difícil, pior que o nosso, longe de sua terra, exilado em terra estranha, na Babilônia. Chegou ao ponto de estar completamente sem esperança. Foi nesse momento que Deus lhe disse: "Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes." (Jeremias 33:3). Reconheço que esse é o caminho. Preciso orar mais, clamar mais, a fim de que meu espírito seja renovado, eu fortalecida, encorajada, para o enfrentamento das dificuldades. Precisamos todos e todas, clamar mais a Deus. Apenas Ele, poderá pôr fim nessa pandemia, nas guerras, nos conflitos, etc. As vacinas chegaram, porém, não foram ainda suficientes. Levantemo-nos, clamemos ao Pai, que é nosso Deus, vamos pedir graça, muita graça, misericórdia e bênção para a superação de tudo, da melhor maneira possível, porque só Ele, apenas Ele, conserva em paz aquele cuja mente está firme Nele. (Isaías 26:3). Precisamos de paz, muita paz, para irmos percorrendo o caminho que nos está proposto, precisamos caminhar a nossa jornada, orando, vivenciando a fé, enchendo-nos de esperança, enfrentando os medos, lutando, vencendo, em oração, nesse tempo difícil. Com toda a minha alma, eu clamo ao Pai, Filho e Espírito Santo, para nos socorrer, nos fortalecer, hoje e sempre. Ajuda, Senhor!!!

 Texto publicado no Jornal de Assis, no dia 26 de setembro de 2022.

OBRIGADA, SENHOR!

Foto: Pesquisa Google.

terça-feira, 27 de setembro de 2022

Um culto ao Senhor!!!


 

A Deus honra e glória!!!

 



A glória, a honra e o louvor pertencem ao Senhor, nosso Deus. 

Pelos desafios, lutas e dificuldades diárias, graças a Deus.

Pelas vitórias, graças a Deus. 

Pela família, pela esposa e pelo filho, graças a Deus. 

Pelos pais, pelo irmão, pelos amigos, pelos irmãos em Cristo, pela Igreja e pelos colegas, graças a Deus. 

Pelo trabalho, pelas recompensas, pelos problemas, pelo esforço e pelos frutos do trabalho, graças a Deus. 

Pelas mui grandes e preciosas promessas, graças a Deus. 

Pela vida, pela saúde e pelo ar que respiramos, graças a Deus.

Pelo Universo, pelo Sistema Solar, pela Lua, pela Terra, pelas estrelas e pelos planetas, graças a Deus. 

Pelo perdão dos nossos pecados, pela habitação de Deus em nós e pela infinita misericórdia de Deus, graças a Deus. 

Pelo sacrifício, morte e ressurreição de Jesus, pela santificação e pela vida eterna, graças a Deus. 

Pela alegria diária de estar com Deus, pelo privilégio de sentir Sua Presença, pelas bençãos incontáveis e pela percepção de Seu amor incondicional, graças a Deus. 

"Em tudo dai graças, pois esta é a vontade do Pai" (1 Ts 5.18).


Texto de Dr. Guilherme Emílio, Rio de Janeiro, RJ.

UM REFERÊNCIAL DE AMOR E BONDADE




No mundo em que o caos se instala, o pecado se alastra, e o amor que um dia uniu os corações, passa a ser executado pelas vias do ódio.

Como parte de uma geração desconstruidora de princípios, e destruidora de valores, o profeta Miquéias observou que diante de seus olhos estava exposta a ambiguidade perversa; amar os pares, e fazer dos ímpares objeto de escárnio e provocação.

Sem uma visão de melhora por parte dos humanos, o profeta encontra Deus, e, em sua pessoa, o referencial de amor e bondade: Mq 7:18 "Quem, ó Deus, é semelhante a ti, que perdoas a iniquidade e te esqueces da transgressão do restante de tua herança? O Senhor não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na misericórdia".

No coração dos filhos de Deus, não deveria haver nenhuma raiz de amargura. Contudo, são humanos, e sendo mais frágeis do que perversos, dificilmente alcançarão o status de maturidade. Pelo que vemos, jamais esquecerão as ofensas, controlarão a sua ira e terão prazer na misericórdia.

Professor José Valter Montever

quinta-feira, 8 de setembro de 2022

Mais um filho que morre!!!

"Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco." 1 Tessalonicenses 5:18



Sempre ouvi dizer que filho adotivo é amado do mesmo tanto que filho biológico. Confesso que tinha um pouco de dúvida. Porém, por estes dias, a verdade veio à tona. Morou conosco, em Penápolis, nos anos 90, um menino da Vila da Infância (semi-internato), a pedido das minhas filhas, Natália e Taciana (in memoriam), pois este sofria maus tratos do seu avô, com quem morava. Como era um pouco mais velho que elas, adotou os cuidados de irmão primogênito. Enfim, foi um tempo familiar muito bom. Após a morte delas (1996), ele ficou comigo e foi muito importante para mim, me ajudando na superação do luto e continuidade da vida, com todas as limitações. Era ele, na maioria das vezes, que me levava, empurrando a cadeira de rodas que usei por quase dois anos, à Igreja e a todos os lugares que era necessário ir. Por várias razões, quando me mudei de Penápolis para Ourinhos (1997), ele não foi comigo. Por esses dias, acompanhei de longe, online, o seu estado de saúde, que não era bom. Após consulta e medicação do sábado (03-09-22), voltou ao hospital no domingo. Foi internado, ao final da tarde, após levado para UTI, com diagnóstico de broncopneumonia, vindo a falecer antes da meia noite. Ao ser avisada, foi um susto e uma dor inominável. A dor é a mesma que senti quando as minhas meninas faleceram, porém, com um agravante, dor, por não tê-lo educado melhor para a fé e para a vida. Foi tão arrasador, que não tive forças para ir ao velório e ao sepultamento. Hoje sei, quando alguém diz que não suportaria ir ao velório/sepultamento. Antes eu questionava e achava estranho. Por isso, Jesus disse/ para não julgarmos. Não sabemos o que pensamos e o que falamos. Hoje, ainda (08/09/22), depois de 3 dias, a dor não cessa, quando a sua morte vêm à memória. Porém, a Bíblia nos ensina a darmos graças por tudo. Então, nesta hora, eu dou graças a Deus, pela morte do Rodrigo Inácio Silva Marinho de Brito, porque se morreu é porque viveu, e parte dele ficou e ficará comigo para todo o sempre. Amém. Oro por mim, sua mãe biológica, seus irmãos, filhos, filhas e netos, a fim de que as doces consolações do Espírito Santo nos console e ajude em nossa trajetória, sem o menino querido, inteligente, sorridente, amoroso, solidário, responsável, trabalhador, etc. AJUDA, SENHOR!!!


sábado, 3 de setembro de 2022

Paz na Guerra!




Os dias são difíceis. Vivemos um tempo de sobressaltos. As notícias da mídia são desesperadoras. Coisas que jamais imaginávamos acontecer estão sendo noticiadas em vários veículos de comunicação. Cada dia, cada minuto, somos desafiados(as) a viver em meio a guerra, surfando em ondas tormentosas. Diz um amigo meu: "É impossível para qualquer ser humano, nos momentos de tormentas, não se ver tomado pelo espírito de medo e apreensão.    Inquietos, e temendo pelas perseguições que não cessavam, os primeiros cristãos foram aconselhados pelo apóstolo São Pedro a não desistirem de sua fé, seguindo firmes em seu propósito de vida Cristã. Para o apóstolo, os conteúdos de nossa alma que despertam pavor, podem ser vencidos na presença de Deus: I Pedro: 5:7: "...lançando sobre Ele toda vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós". Com humildade, e sendo sóbrios, no Altar do Senhor, entenderemos que Deus tem cuidado de nós, e que jamais abandonou seus filhos. O espírito ansioso, que adoece a alma, e pode comprometer saúde do corpo, quando colocado nas poderosas mãos de Deus, será substituído pela paz que o mundo não conhece." (José Valter Montever). Somente Deus pode nos dar Paz neste tempo. Sua Paz, excede todo o entendimento humano, porque não depende das circunstâncias, mas da nossa comunhão com o Pai e nossa disponibilidade, entrega total ao Espírito Santo. Com sensibilidade e fé poderemos ser guiados por Ele, para uma vida saudável e boa. Oro, com todo o meu coração, para a graça e o poder do Altíssimo nos alcançar diariamente, a fim de vivermos, com alegria e paz, em meio à guerra pela sobrevivência. Ajuda Senhor!                 

Texto publicado no Jornal de Assis, Assis, SP, dia 31/08/2022.

Obrigada, Senhor!

Foto: Pesquisa Google.

quarta-feira, 17 de agosto de 2022

Tem coisa que é só para Deus!!!


Fui fazer uma visita a uma família querida por estes dias e havia uma senhora simpática, que também estava de visita. E no meio da conversa, respondendo a fala de uma das crianças ela disse: “Ah! Isso eu não sei! Tem coisa que não é para nós, é só para Deus! ”. Essa palavra confirmou uma verdade teológica profunda, que há mistérios que só Deus sabe. Outros pensadores reconheceram a realidade do mistério, embora não evoquem a Deus, como a Bíblia o faz; como por exemplo William Shakespeare em sua peça Hamlet que afirmou, pela boca do próprio Hamlet, o príncipe: “Há mais mistérios entre o céu e a terra do que a vã filosofia dos homens possa imaginar. ” Pobre e tolo é quem não reconhece essa verdade histórica. Jó, após muito sofrimento, reconheceu a soberania de Deus e declarou: “Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido. ” (Jó 42:2).  Sim, nosso Deus é um Deus de propósitos, para o bem, óbvio, e sejam estes propósitos conhecidos nossos ou não, serão bons para toda a humanidade. Como seres humanos, devemos nos prostrar diante de Deus, como se prostrou Jó, reconhecendo nossa limitação e louvando ao seu amor e poder. Oro, de todo o meu coração, para Deus nos ajudar a compreendermos a sua vontade e seu propósito para conosco. Ajuda Senhor!!!

Texto publicado no Jornal de Assis, Assis, SP, hoje, 17/08/2022.

Obrigada, Senhor!

Foto: Pesquisa Google.

quinta-feira, 11 de agosto de 2022

Morte! Oh! Morte!

 


A morte é uma das mais tremendas realidades da vida, que, por mais constante que seja, dificilmente nos acostumamos a ela. Sim, jamais nos acostumaríamos a ela, jamais a aceitaríamos de forma tranquila, por mais que tivéssemos uma cultura favorável a ela. A menos que fôssemos insensíveis, frios e calculistas ao extremo. Aí, seríamos doentes, não normais. Podemos ter a fé na vida eterna, num mundo bom após a morte, mais sofremos com a morte de familiares e de amigos. Quanto mais próxima de nós for a pessoa, mais tristeza sentiremos. É certo que nossa fé nos ajuda a suportarmos a dor da perda, nos levanta, nos faz caminhar, nos capacita ao enfrentamento, não apenas da morte, mas todos os fatos desagradáveis pelos quais muitas vezes passamos nesta vida. Por estes dias, (08/08/2009), fez 11 anos que minha mãe Vilma Marinho de Brito (in memoriam) faleceu. Parece que foi ontem. Temos o hábito de dizer que com o tempo a dor passa. Não passa. Nos acostumamos a ela. Vivemos com ela. Mas, a dor não passa, não pode passar. Como deixar de sentir dor pelo falecimento daquela que nos deu a vida? Como não sentir dor pela falência de alguém que foi responsável pelos melhores momentos de nossa vida? Assim, considerando, tudo dói, e é natural que doa, anormal seria se não doesse. Pois bem, então o que fazer? Nada. Não há nada que possamos fazer para evitar a dor, mas há muito que podemos fazer, para convivermos com a dor. Não estarmos focados apenas no fato triste ou desagradável é necessário. Encará-lo, sabe-lo real, mas, jamais ter autocomiseração. A autocomiseração é destrutiva. Podemos ter todos os motivos do mundo para sentirmos pena de nós mesmos, porém, caso sintamos, ficaremos no fundo do poço. A realidade, muitas vezes, choca, entristece, abate, porém, com Deus, vamos sendo fortalecidos e em relação à morte, especialmente, podemos enfrenta-la, com galhardia, como o apóstolo Paulo fez no capítulo quinze da sua primeira epístola aos Coríntios: “55 Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória? 56 Ora, o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. 57 Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. ” Jesus venceu a morte por nós, e a tristeza causada por ela em vida é vencida com a ajuda do Espírito Santo. Oro, pedindo consolação ao Pai, nesse momento, especialmente por todos que estão tendo dor de luto. Ajuda, Senhor!!!

Texto publicado no Jornal de Assis, Assis, SP, em 10/08/2022.

Obrigada, Senhor!

Foto: Pesquisa Google.

quinta-feira, 4 de agosto de 2022

Um momento com Deus!!!

Força!!!




Acabamos de iniciar um novo mês. Queremos muito que coisas boas aconteçam. Recebi um folder que diz: “Venha agosto! A gosto de Deus! A gosto da felicidade. A gosto do amor. A gosto da riqueza. A gosto dos milagres. A gosto dos sonhos. A gosto da paixão. A gosto da verdade. A gosto das realizações. A gosto do recomeço. A gosto da saúde. A gosto da esperança. A gosto da compreensão. A gosto da fé. Agosto de uma Vida Feliz! ” (Sergio Fornasari). São desejos de coisas boas, apenas boas. E é assim que deve ser, de fato. Jamais desejamos ou poderíamos desejar coisas ruins. Fomos feitos de coisas boas, nascemos para coisas boas, crescemos e vivemos almejando unicamente coisas boas para nós, e deveríamos com a mesma intensidade desejarmos para os outros aquilo que desejamos para nós. Assim, saudamos agosto, cheios de esperança que seja um tempo que nos traga coisas novas e boas. É o que queremos, o que ansiamos, o que desejamos, e o que devemos pedir a Deus. Assim, vamos orar: “Deus, nos dê tudo de bom no mês que iniciamos, agosto de 2022, nos dê sonhos, nos possibilite a realização deles, nos dê saúde física, emocional, espiritual, nos ajude a realizarmos coisas boas, nos ajude a ajudarmos os que mais precisam, nos preserve de todo o mal, nos livre de tudo que não venha de Ti, em nome de Jesus, oramos. ” Que o Eterno Deus, Pai, Filho e Espírito Santo, nos dê graça neste tempo e que “seja sobre nós a formosura do Senhor nosso Deus, e confirma sobre nós a obra das nossas mãos; sim, confirma a obra das nossas mãos. ” (Salmos 90:17). Deste modo, com força, fé e esperança, viveremos agosto de 2022; e todos os dias da nossa vida. Amém! Ajuda, Senhor!!!

Texto publicado no Jornal de Assis, Assis, SP, hoje, 03/08/2022.

Obrigada, Senhor!

Foto: Pesquisa Google.