terça-feira, 6 de dezembro de 2022

Amar, simplesmente amar!!!

“A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei. ” Romanos 13. 8.



O amor é a virtude mais elevada. Talvez, por isso, seja a menos presente em nossa vida e no mundo. O apóstolo Paulo em sua primeira epístola aos Coríntios, nos primeiros versículos do capítulo treze, diz que podemos ter toda a fé do mundo, sermos capazes dos maiores sacrifícios, inclusive o martírio, que se não tivermos amor, nada terá valor. A ordem de Jesus é amar o nosso próximo como a nós mesmos (Mateus 22:39). Se já é difícil amar a nós mesmos, por isso existem tantos livros de autoajuda, quem dirá o nosso próximo. Penso que amar é de fato nosso dever, porém, nosso maior desafio. Reconheço a dificuldade de amar aquela pessoa que me fez mal, que me frustrou que não honrou compromissos, que me enganou, que foi um desencanto para mim. Pergunto-me, como Jesus foi capaz de pedir isto para nós? Será que Ele não pede demais? Acima de nossas forças? Ele seria capaz de pedir-me algo que eu não fosse capaz de atender? Imagino que não, ou não seria Deus. Então, concluo que sou capaz de amar. Somos capazes de amar!!! Sempre que perdoamos quem nos ofendeu, brota em nós um fluir do amor de Deus. Jesus nos ensinou quando pediu ao Pai que perdoasse aqueles que o crucificaram, dizendo: “Pai, perdoa-os, eles não sabem o que fazem”. De fato, não sabiam, não conheciam a Jesus, Deus era o responsável por isso, para a salvação do mundo (João 3:16). Os olhos deles ainda estavam fechados por Deus, segundo o apóstolo Paulo, para que a fé fosse levada aos gentios, a nós, em primeiro lugar. Quem nos feriu também não sabe o que faz. De fato, não sabe. É insensível, egoísta, não tem sabedoria, imagina o indevido, e assim por diante. São tantas as razões pelas quais alguém nos faz mal que não podemos nem enumerar. A verdade é que vale a pena amar e perdoar. É difícil? Sim, muito. Porém, não impossível. Amar é virtude dos fortes e não dos fracos. A força vem de Deus que a dá, a quem quiser e pedir, por nós mesmos, não podemos. Por isso, oremos. AJUDA-NOS SENHOR!!

Texto publicado no Jornal de Assis, Assis, SP; no dia 30/11//2022.

Obrigada, Senhor!

Foto: Pesquisa Google.

Sem comentários:

Enviar um comentário