terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

O Pr. Dário Martini, da Semeadores de Fogo, levou o Evangelho à Sérvia.

Sacha interpretando Pr. Dário Martini (esq.)

"E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações."
Mateus 24: 14

Nestes últimos dias Pr. Dário Martini, da Semeadores de Fogo (http://www.semeadoresdefogo.org/), levou o Evangelho à Sérvia, sudeste da Europa, na Península dos Balcãs. Oficialmente, da população sérvia, 85% é cristão ortodoxo, 5,5%, católico, 1,1% protestante, 3,2% muçulmano, 2,6 indefinidas e 2,6% outras (censo de 2004), mas na realidade a maioria é ateísta. Dou graças a Deus porque a Sérvia é o 36º país que os pés do Evangelista Dário pisam para ousada e enfaticamente ele declarar: “Há poder no sangue de Jesus”. É mais um país na rota da soberania de Jesus. A Sérvia tem uma longa e triste história, mas o lindo é que o seu povo está lá, de pé, apesar de todos os contrastes, de tantas guerras e conflitos, reconstruindo, refazendo sua história. Pr. Dário Martini é um dos canais de Deus para ajudar nesta trajetória. Com certeza, muitos descendentes de cristãos, que permaneceram crentes em Jesus no anonimato, por razões de perseguição do Império Otomano (turco) terão o gosto de conhecer o Cristo que seus ancestrais adoravam e serviam com sacrifício, sem se dobrarem a poderes humanos, passageiros, transitórios. Semeadores de Fogo está cooperando com Deus no resgate da Fé Cristã genuína, para um povo, a única que dá possibilidade de vida significativa, vitoriosa, feliz. Louvado seja Deus pelo ministério desta network. O Senhor a abençoe muitíssimo, como abençoou a Jabez (I Cr 4:9).

Senhor! Senhor! Salve a Sérvia!

Pr. Dário em frente ao Rio Danúbio


A SÉRVIA É DO SENHOR JESUS!!!

“Tua incumbência única sobre a terra é salvar almas”
John Wesley

7 comentários:

  1. Como é maravilhoso ver Deus agindo de forma tão miraculosa em favor da Sérvia, levando os Semeadores até lá, para testemunhar e levar a Palavra de vida abundante que Ele oferece.
    Venho parabenizar pelo êxito nesta missão, a qual levou às pessoas a oportunidade de vivenciar maravilhas, em plenitude com o nosso Deus.
    Oro para que o El Shaddai venha suprir todas as necessidades deste ministério!
    Grande e fraternal abraço à você, Pastora Railda, que também é uma Semeadora de Fogo!

    ResponderEliminar
  2. Primeiros tempos: Os primitivos habitantes


    Os autores não são unânimes quanto à localização do ameríndio no Rio Grande do Sul, por isso, não se pode dizer com exatidão quais as tribos que aqui habitavam, mas o certo é que eles existiram, certeza evidenciada pelos samba­quis encontrados em diversos pontos, ao longo das margens da Lagoa Mirim, Banhado do Jacaré, margens do rio Piratini e São Gonçalo dentro do município de Arroio Grande.

    Para fins de situar os indígenas, primitivos habitantes, se prefere usar a classificação do historiador Arthur Ferreira FIlho em seu livro de História Geral do Rio Grande do Sul. "Os Tupis do Rio Grande do Sul dividiam­se em muitas tribos: Guaranis - Alto Uruguai; Tapes - Centro até o Camaquã; Caaguás - Encosta dos Aparados da Serra; Arachanes e Carijós - nordeste serrano e litoral; Charruas, Guenoás e Minuanos - na Campanha. Patos era uma denominação local emprestada aos índios Arachanes ou Arachás que habitavam às margens da lagoa daquele nome. Guarani além de ser o nome de uma tribo era também a denominação geral dada à língua tupi no Sul do Brasil. Os Charruas, Minuanos e Guenoás habitavam a Campanha até o Rio da Prata. Os Charruas, mais numerosos, provaram infatigável capacidade agressiva e foram alguns absorvidos pela civilização portuguesa, outros exterminados na luta contra os espanhóis. No século XVIII, os Guenoás (pequena tribo da zona de Quaraí) emigraram para as margens da Lagoa Mirim e mais tarde desapareceram na luta entre os conquistadores".

    Por isso, diz­se que os primitivos habitantes do Arroio Grande foram os Charruas e os Minuanos. Estes índios eram hábeis cavaleiros, altos e fortes, usavam a boleadeira e a funda, e devido ao clima, usavam um manto feito com couro de animais, logo não andavam totalmente nus.


    (Mapa) Portal Terra de Mauá | www.arroiogrande.com

    Eram polígamos. Não tinham o hábito de plantar, por isso, consideravam-nos nômades, principalmente pela busca constante de

    ResponderEliminar
  3. Todo o arroio-grandense leva consigo um pouco da sua história, depende de cada um a continuação da vida e do progresso desta terra.

    As primeiras famílias assentadas no município, de José Batista de Carvalho e Manuel Jerônimo de Souza, conferem à Arroio Grande, mais de 200 anos de história e 134 anos de emancipação político-administrativa. Com área superior a 2.500 Km², distante aproximadamente 350 Km de Porto Alegre, e uma população estimada em 20.000 habitantes, a cidade é considerada a mais simpática da zona sul e é o berço, entre outros, de Irineu Evangelista de Sousa, o Barão de Mauá.

    A história do Brasil o reconhece como o homem mais ativo e empreendedor do século passado em nosso País. Foi chamado de pai da Indústria Brasileira, e a ele devemos o desenvolvimento dos transportes marítimos e a reabertura das estradas de ferro. Sua influência no sistema financeiro internacional da época é até hoje reconhecida, e teve conseqüências importantes no cenário econômico do período imperial.


    ampliar +
    (Vista Aérea) Portal Terra de Mauá | www.arroiogrande.com
    Vista aérea da área central
    do município de Arroio Grande

    Arroio Grande fica situado na Meso Região Sudeste Riograndense nº 07 e, Microrregião de Jaguarão nº 34 (Lagoa Mirim). Possui os seguintes limites: NORTE: Capão do Leão e Pedro Osório; SUL: Jaguarão; LESTE: Lagoa Mirim e OESTE: Herval do Sul.

    O seu território pertencia ao município de Rio Grande, um dos quatro em que foi parcelado, em 1809, a Capitania de Rio Grande de São Pedro do Sul. O sistema hidrográfico é bastante rico, pertencendo o mesmo a bacia oriental.

    Durante a Revolução Farroupilha o território de Arroio Grande foi palco de acirradas lutas, nos quais tomaram parte grandes vultos da história riograndense como: João da Silva Tavares: pertencente às forças imperiais, que derrotou o farrapo Manoel Antônio da Porciúncula, sendo este mais tarde vencido pelo famoso chefe farroupilha David Canabarro. O cultivo das tradições riograndenses está presente nos Centros de Tradições Gaúchas e nos Piquetes Tradicionalistas, que cultivam durante o ano todo através de vários eventos, o sentimento da história do Rio Grande do Sul.

    O cultivo das tradições riograndenses está presente nos Centros de Tradições Gaúchas e nos Piquetes Tradicionalistas, que cultivam durante o ano todo através de vários eventos, o sentimento da história do Rio Grande do Sul.

    (Igreja da Santa Casa) Portal Terra de Mauá | www.arroiogrande.com


    (Chafariz da Praça Central) Portal Terra de Mauá | www.arroiogrande.com

    ResponderEliminar
  4. PAZ AMADA AI VAI UM POUCO DA Historia do Municipio de Arroio Grande R/S VOCÊ PODE COPIAR MAIS DO PORTAL TERRA DE MAUA ARROIO GRANDE. A CRUZADO DOS SEMEADORES DE FOGO AQUI NO NOSSO MUNICIÍO FOI TREMENDO . UM ABRAÇO PAZ PODE COPIAR FOTOS DO MEU ORKUT.

    ResponderEliminar
  5. Obrigada Rev. Enilton, vou fazer um post de Arroio Grande. Aguarde. Abraço.

    ResponderEliminar
  6. Ola
    Fiquei muito feliz por que um pastor brasileiro foi até la evangelizar esse povo sofrido. Meu namorado é servio, moramos na Suiça e ele tem visto o poder de Deus na minha vida. Ele é ortodoxo e eu gostaria de mostrar a ele uma igreja evangelica na Servia. Voces tem o endereço de uma pra me dar?
    Abraços,

    Jane

    ResponderEliminar