sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

Conhecimento e ignorância!

"A sabedoria é a coisa principal; adquire pois a sabedoria, emprega tudo o que possuis na aquisição de entendimento." Provérbios 4:7



Todos nós somos ignorantes em alguma coisa. Por exemplo, sou ignorante em música e muitas outras coisas. É impossível saber tudo. Será que não temos consciência disso? Eu tinha um irmão, o Jairo, já falecido, que era sabedor de muitas coisas. Eu e muitas pessoas o admirávamos bastante. Meu tio Alair disse que nunca viu uma pessoa tão inteligente, com tanto conhecimento como o Jairo. Porém, tinha falhas e não sabia tudo, com certeza. Devemos ter consciência das nossas limitações e não nos julgarmos sabedores de tudo, nos orgulharmos, dando vazão à soberba, à vanglória; porque por mais que saibamos ainda sabemos pouco. Há um universo acima de nós e desconhecemos quase tudo dele, da terra e da humanidade. O ator e produtor de cinema Orson Welles disse algo que pode ser verdade: “muitas pessoas são educadas demais para falar com a boca cheia, mas não se preocupam em fazê-lo com a cabeça vazia”. Isso é o máximo da ignorância. Lamentável. Um dia, quando eu era bem jovem, conversando com um professor, ele disse que o Leonel Brizola, ex-governador do Rio de Janeiro, era um caudilho. Eu não sabia o que era caudilho, o que significava, nunca tinha ouvido ou lido essa palavra, pensei que era um elogio, concordei com ele e disse que o Brizola era excelente, que gostava muito dele, etc. O professor ficou bem quieto e não falou nada. Foi de uma bondade incrível. Depois, eu soube o que era caudilho: um ditador. Fiquei com tanta vergonha que me serviu de grande lição. O problema não é não saber, não conhecer. É fazer-se de entendido em tudo. Isso é muito feio. Querer saber tudo, querer entender de tudo, querer se fazer superior ao outro, é uma prova cabal da nossa ignorância. Precisamos mesmo é de muita sabedoria. Precisamos buscar a sabedoria, porque “a sabedoria é a coisa principal” (Provérbios 4:7a). Oro, com toda a minha alma, para Deus nos dar sabedoria, a fim de não temos a mente vazia, porque é menos mal falar com a boca cheia do que com a cabeça vazia. Ajuda, Senhor!!!


Texto publicado no Jornal de Assis, na quarta-feira, 13 de janeiro de 2021.

Obrigada, Senhor!!!


Foto: Pesquisa Google.

Sem comentários:

Enviar um comentário