quinta-feira, 1 de maio de 2014

As sete palavras de Jesus na cruz

Há poucos dias comemoramos a crucificação, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Foi uma oportunidade de trazermos à memória aquilo que Deus fez por nós, pelo mundo inteiro. A crucificação, morte e ressurreição de Jesus é o alicerce do cristianismo, da nossa fé. Hoje, quero lembrar as sete palavras de Jesus na cruz. Elas fortalecem a nossa fé em um Deus amoroso, que cuida de nós. Vejamos: 
1 – Palavras de Perdão: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. 
Jesus olha para o povo e tendo misericórdia pede perdão ao Pai. Ele nos dá o exemplo do perdão unilateral, perdoar aquele que não pediu perdão. “E, quando chegaram ao lugar chamado a Caveira, ali o crucificaram, e aos malfeitores, um à direita e outro à esquerda. E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. E, repartindo as suas vestes, lançaram sortes.” Lucas 23.33-34.
2 – Palavras de Salvação: Hoje estarás comigo no Paraíso.
Jesus salva um dos ladrões que está crucificado ao seu lado, aquele que pede que seja lembrado. Assim, ele confirma que não veio para os sãos, mas para os doentes. O ladrão é o típico pecador que se arrepende dos seus pecados e é salvo. "E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino. E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso." Lucas 23:41-43
3- Palavras de Amor: Eis aí o teu filho, eis aí tua mãe. 
Jesus tem cuidado com a sua mãe. Delega ao discípulo amado, João, o zelo para com ela. “Ora Jesus, vendo ali sua mãe, e que o discípulo a quem ele amava estava presente, disse a sua mãe: Mulher, eis aí o teu filho. Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E desde aquela hora o discípulo a recebeu em sua casa.” Jo 19:26 a 27
4 – Palavras de Angústia Emocional: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste
Na solidão da cruz, com a força do pecado da humanidade sobre Ele, se sente separado do Pai. Estas palavras testificam da humanidade do Cristo, contra a qual ninguém pode falar. Ele se fez homem e habitou entre nós, sofrendo todas as nossas dores. “E perto da hora nona exclamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni; isto é, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?” Mateus 27:46.
5 – Palavras de Sofrimento Físico: Tenho sede.
Esta é outra prova da sua humanidade. Teve sede como todo ser humano poderia ter. “Depois, sabendo Jesus que já todas as coisas estavam terminadas, para que a Escritura se cumprisse, disse: Tenho sede.” Jo 19.28.
 6 - Palavras de Vitória: Está consumado. 
Agora foi um brado de vitória: está consumado. Cumpriu a sua missão, fez tudo que deveria ter feito. “Estava, pois, ali um vaso cheio de vinagre. E encheram de vinagre uma esponja, e, pondo-a num hissopo, lha chegaram à boca. E, quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito.” Jo 19:29-30
 7 – Palavras de Fé: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito.
Uma vez feito tudo que lhe cabia fazer na terra, Jesus se entrega com fé ao Pai. Agora já não depende mais nada dele, é o Eterno, o Pai, que vai ressuscitá-lo e levá-lo de volta ao Céu. “E, clamando Jesus com grande voz, disse: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito. E, havendo dito isto, expirou.” Lucas 23:46.
As sete palavras de Jesus na Cruz são um referencial para a nossa fé. Apesar da nossa angústia emocional ou sofrimento físico, podemos encontrar conforto, esperança e convicção nelas, pois são palavras de perdão, salvação, amor, vitória e fé. Que estas palavras, sejam guardadas por nós para não nos esquecermos de como é grande o Seu amor pela humanidade, da qual somos parte. Ajuda, Senhor. 

Texto publicado ontem, 30.04.2014, no Jornal de Assis.
Obrigada, Senhor!

Sem comentários:

Enviar um comentário