quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

A urgência do perdão!!!




Uma vida em paz depende de uma alma livre de todo sentimento negativo. Para tanto precisamos ter a capacidade de perdoar aqueles que nos ofenderam, nos magoaram, feriram de alguma forma, pouco ou muito. Se não formos capazes de perdoar e de pedir perdão, seremos eternamente doentes. A escolha é nossa. Reconheço que nem sempre é fácil, mas Jesus não pediria algo para nós fazermos se não pudéssemos fazer, pois não nos dá um peso além das nossas forças. O nosso orgulho é muitas vezes o responsável por não nos deixar perdoar. Achamos que fomos muito ofendidos, que não deveríamos ter sido atacados, desrespeitados, desconsiderados como fomos, quando nos magoaram. Afinal, nos colocamos sempre muito acima daquele ou daquela que nos feriu. Ora, isso é bobagem. Não somos nada mais nada menos que ninguém, somos iguais. A quantidade de conhecimento, dinheiro, título, estudo, que tenhamos não nos coloca acima exatamente de ninguém. Somos todos mortais. A morte iguala a todos. Deveríamos sempre perdoar e sempre pedir perdão quando ofendemos. Perdoar e pedir perdão não são provas de fraqueza, são sinais de maturidade emocional e espiritual. Jesus nos ensinou ainda o perdão unilateral quando na cruz perdoou quem lhe crucificou dizendo: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem...”. (Lc 23: 34) De fato não sabiam, pensavam que estavam fazendo o certo, que Jesus não era Deus. Apenas após a sua ressurreição ficou comprovado que Ele era de fato Deus. A ressurreição é que comprovou a divindade do Jesus de Nazaré. Seus milagres não eram prova suficiente a favor da sua divindade. Devemos perdoar como Jesus perdoou, sem que nos peçam perdão, unilateralmente. Não importa o quanto e como fomos ofendidos, importa perdoar, sempre. Isto é garantia de saúde emocional. Devemos ter momentos de oração, de comunhão com Deus, para sermos mais capazes de perdoar. O Espírito Santo nos capacitará. Jesus disse: "E, quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que vosso Pai, que está nos céus, vos perdoe as vossas ofensas." (Marcos 11: 25). Normalmente, queremos o perdão de Deus, mas temos dificuldades para perdoar. É a mesma limitação humana que levou ao erro é a mesma que impede o pedir perdão e o perdoar. O escritor Wayne W. Dyer diz: “Aquelas que nos magoaram fizeram apenas o que sabiam fazer, em função das condições de suas vidas. Se você não perdoar, permitirá que essas mágoas antigas continuem a dominá-lo. ”. As mágoas adoecem e o perdão cura. Para o apóstolo Paulo essa era uma ordem para a Igreja de Éfeso: Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo. ” (Efésios 4:32). Oro, para o Espírito Santo nos ajudar a perdoar sempre. Ajuda, Senhor!!!

Texto publicado no Jornal de Assis, Assis, SP, no dia 05 de janeiro de 2022
Foto: Pesquisa Google.
Obrigada, Senhor!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário