Uma vida em paz depende de uma alma livre de todo sentimento negativo. Para tanto precisamos ter a capacidade de perdoar aqueles que nos ofenderam, nos magoaram, feriram de alguma forma, pouco ou muito. Se não formos capazes de perdoar e de pedir perdão, seremos eternamente doentes. A escolha é nossa. Reconheço que nem sempre é fácil, mas Jesus não pediria algo para nós fazermos se não pudéssemos fazer, pois não nos dá um peso além das nossas forças. O nosso orgulho é muitas vezes o responsável por não nos deixar perdoar. Achamos que fomos muito ofendidos, que não deveríamos ter sido atacados, desrespeitados, desconsiderados como fomos, quando nos magoaram. Afinal, nos colocamos sempre muito acima daquele ou daquela que nos feriu. Ora, isso é bobagem. Não somos nada mais nada menos que ninguém, somos iguais. A quantidade de conhecimento, dinheiro, título, estudo, que tenhamos não nos coloca acima exatamente de ninguém. Somos todos mortais. A morte iguala a todos. Deveríamos sempre perdoar e sempre pedir perdão quando ofendemos. Perdoar e pedir perdão não são provas de fraqueza, são sinais de maturidade emocional e espiritual. Jesus nos ensinou ainda o perdão unilateral quando na cruz perdoou quem lhe crucificou dizendo: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem...”. (Lc 23: 34) De fato não sabiam, pensavam que estavam fazendo o certo, que Jesus não era Deus. Apenas após a sua ressurreição ficou comprovado que Ele era de fato Deus. A ressurreição é que comprovou a divindade do Jesus de Nazaré. Seus milagres não eram prova suficiente a favor da sua divindade. Devemos perdoar como Jesus perdoou, sem que nos peçam perdão, unilateralmente. Não importa o quanto e como fomos ofendidos, importa perdoar, sempre. Isto é garantia de saúde emocional. Devemos ter momentos de oração, de comunhão com Deus, para sermos mais capazes de perdoar. O Espírito Santo nos capacitará. Jesus disse: "E, quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que vosso Pai, que está nos céus, vos perdoe as vossas ofensas." (Marcos 11: 25). Normalmente, queremos o perdão de Deus, mas temos dificuldades para perdoar. É a mesma limitação humana que levou ao erro é a mesma que impede o pedir perdão e o perdoar. O escritor Wayne W. Dyer diz: “Aquelas que nos magoaram fizeram apenas o que sabiam fazer, em função das condições de suas vidas. Se você não perdoar, permitirá que essas mágoas antigas continuem a dominá-lo. ”. As mágoas adoecem e o perdão cura. Para o apóstolo Paulo essa era uma ordem para a Igreja de Éfeso: “Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo. ” (Efésios 4:32). Oro, para o Espírito Santo nos ajudar a perdoar sempre. Ajuda, Senhor!!!
"Porque Dele, por Ele e para Ele são todas as coisas. Glória pois a Ele, eternamente. Amém." Rm 11. 36
quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022
A urgência do perdão!!!
quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022
Um NÃO ao desânimo!!!
Atualmente, com tantos dias difíceis, manter o ânimo é uma das maiores exigências para a humanidade. O ânimo é um estado emocional que depende de fatores externos e internos. Se o ambiente está ruim é preciso ter muita força e foco para manter o ânimo positivo. A tendência é o contrário, estar desanimado, com ânimo negativo, sem forças para o enfrentamento da situação. Penso que ter fé, em um Deus que age na vida de quem o busca, é a única alternativa para o enfrentamento de toda e quaisquer circunstância difícil e demais sentimentos negativos. Viver exige coragem, ânimo, sabedoria, discernimento, e tantas outras coisas mais. Penso, que nem sempre, é possível ter todos os estes quesitos disponíveis. Por isso, a fé é o maior instrumento à disposição do ser humano. Com a fé, buscamos Deus através da oração e meditação bíblica. Estes, são os suportes disponíveis a toda hora e lugar. O salmista disse: “No dia em que eu clamei, me escutaste; e alentaste com força a minha alma. ” (Salmos 138:3). Certamente, o salmista clamou por que estava necessitado, impotente, diante dos acontecimentos. O que é muito normal. O apóstolo Paulo, preso em Roma, vivendo os seus piores momentos, não desanimou, escreveu uma carta aos cristãos da cidade de Filipos (Grécia); e quase ao final da carta, deu tranquilidade a eles dizendo: “Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece. ” (Filipenses 4:13). Como o salmista, ele também tinha bom ânimo, porque não dependia de suas forças e capacidade, mas sim do Deus Eterno, o Pai todo poderoso, que age na vida de todo aquele que crê e o busca sem duvidar. Através da oração a pessoa pode buscar Deus e colocar fim a qualquer sentimento esmagador que seja. Que assim seja. Ajuda, Senhor!!!
sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022
Lidando com o medo!!!
“Esforçai-vos, e animai-vos; não temais, nem vos espanteis diante deles; porque o Senhor teu Deus é o que vai contigo; não te deixará nem te desamparará. ” (Deuteronômio 31:6).
O tempo de hoje é um tempo difícil, onde o medo tem se apresentado com maior afinco. Saber lidar com o medo atualmente é uma das maiores exigências para a humanidade. Muitos dizem que coragem é saber enfrentar o medo, partindo do pressuposto que só assim se tem vitória sobre essa sensação devastadora. Ter fé, em um Deus que age na vida de quem o busca, é uma alternativa para o enfrentamento do medo e demais sentimentos negativos. Com a oração a pessoa pode buscar Deus e por fim a qualquer sentimento esmagador que seja. Ajuda, Senhor!!!
Foto: Pesquisa Google.
quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022
De onde me virá o sustento?
É possível, que muitos de nós
estejamos passando dias difíceis, com essa pandemia e demais circunstâncias
sócio-política e econômicas. Porém, não devemos temer, se confiamos em Deus. O
salmista confiava, e com certeza nos ensina: “Lança o teu cuidado sobre o
Senhor, e ele te susterá; não permitirá jamais que o justo seja abalado. ”
(Salmos 55:22). A partir daí podemos responder com tranquilidade à pergunta que
algumas vezes temos feito: “De onde me virá o sustento? ” O meu sustento e o
seu, com certeza virá de Deus, nosso Pai. Porém, isso depende da nossa fé,
precisamos ter uma confiança absoluta no Deus que a tudo vê e sustenta. Se eu e
você cremos em Deus, podemos dormir sossegados. O amanhã não nos assustará,
podemos ter a certeza que nosso Pai cuida de nós (Isaías 66), como a galinha
cuida de seus filhotes. Embaixo das “asas” do Eterno Deus, estamos e estaremos
seguros. Nenhuma tempestade nos abaterá. Tudo vai passar e seguros romperemos
todo vento contrário e saudaremos com alegria os dias de bonança, vislumbrando
as belas cores do arco-íris que surgirá no céu azul, com nuvens brancas. A vida
se mostrará novamente em belas cores. Gosto sempre de lembrar as palavras
sábias que a mamãe dizia: “Deus proverá! ”; quando qualquer dificuldade surgia
em nossa casa. Ela era viúva e mãe de três filhos, porém, nunca teve insônia.
Todos os dias, ela se assentava à beira de sua cama, lia por longo tempo a
Bíblia surrada e após se ajoelhava e orava colocando nas mãos de Deus todas as nossas
necessidades e de quem lhe pedisse oração, por tudo dando graças ao Pai Eterno.
A Dona Vilma (in memoriam), serve de bom exemplo e inspiração para nós. Oro,
com toda a minha alma, para termos fé suficiente, para não termos medo e não
desanimarmos em meio às lutas. Ajuda, Senhor!!!
Texto publicado no Jornal de Assis, Assis, SP, no dia 09 de fevereiro de 2022.
Foto: Pesquisa Google.
Obrigada, Senhor!!!
A criação de Deus!
Deus deu ao homem a responsabilidade de cuidar da natureza (Gn 1:26), porém, o que tem acontecido, com poucas exceções, é que a humanidade tem destruído o seu habitat. Por muitos lugares nós vemos o descuido com a natureza. Montanhas de lixo são jogados nos rios e mares, é um minúsculo exemplo que podemos dar. Poucas são as cidades com cem por cento do seu esgoto tratado. Tratar do esgoto de uma cidade, visando o bem-estar do povo, o cuidado com a natureza, não produz tantos votos, porque é uma obra que fica escondida, em baixo da terra. Políticos capazes de fazerem isso ainda estão por surgir. Alguns poucos o fizeram, reconheço, e são exceção. Fica aqui a nossa gratidão para com eles e os nossos cumprimentos. Como cristãos, precisamos fazer o máximo possível que estiver em nosso alcance para não prejudicarmos o meio-ambiente. Ainda mais, precisamos cobrar do poder executivo e legislativo, ações e leis que contribuam para a preservação da natureza. Precisamos contemplar a beleza da criação e nos responsabilizarmos por ela. Cada um pode fazer um pouco. Todos fazendo um pouco já será bom, menos mal. Não estaremos fazendo nada de inédito, estaremos cumprindo a ordem que Deus deu ao homem. O apóstolo Paulo identifica o mal que temos causado à natureza quando diz: “Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora. ” (Romanos 8:22). A criação geme pelos maus tratos que a humanidade lhe tem feito. Ela espera a redenção de Deus. De todo o meu coração, peço perdão ao Criador pela nossa insensatez e clamo para que Ele nos dê discernimento e capacidade para fazermos o melhor pelo nosso planeta. Ajuda Senhor!!!
Texto publicado no Jornal de Assis, Assis, SP, no dia 02 de fevereiro de 2022.
Foto: Pesquisa Google.
Obrigada, Senhor!!!
Um dia de cada vez!!!
Nossa família sofreu muito estes dias, com a morte de um dos gatos do meu sobrinho Natan. Ele foi atropelado, mas, não morreu na hora. Foi muito bem cuidado por bons veterinários. Porém, apesar de todo o cuidado, não resistiu. Choramos muito. A dor da perda de um animal de estimação que estava há mais de dez anos na família foi insuportável, como é insuportável tantas outras dores. Estamos ainda sofrendo muito, com saudade do bichano, tão lindo, o Neguinho. Jamais esperávamos por isso. Há tanto sentimento envolvido, pensamentos que não saem da cabeça. Não entendemos como pode alguém atropelar um animal e não prestar socorro, por exemplo. Isso é algo que martela na minha cabeça. Que ser humano é esse? Não posso caracterizá-lo como ser humano, porque humano ele não foi. Poderia até atropelar, sem querer, mas deveria ter prestado socorro na hora. Outra pessoa, uma senhora bondosa, foi que o socorreu, levando ao Pet perto de nossa casa (Guarantã, SP). Como minha irmã Vanilda e o Natan haviam já passado por lá procurando o Neguinho, que estava sumido desde o dia anterior, eles concluíram que era nosso e foi à nossa casa nos informar. Daí, começou o suplício. De dia ele ficava internado e à noite vinha para casa. Foram dias de atenção inteira voltada para o querido e lindo gato. Cada dia era uma experiência. Um dia, nos parecia melhor, outro dia ele estava desfalecido. Dias de angústia e dor. Por causa de um gato? Sim, um gato, muito especial, companheiro e amigo. Só pode entender o que falo quem gosta e curte animal de estimação. Nessas horas, como em tantas outras, só podemos contar mesmo com a graça de Deus, que nos socorre e ajuda em todo o tempo. Disse o salmista: “Eu me alegrarei e regozijarei na tua benignidade, pois consideraste a minha aflição; conheceste a minha alma nas angústias. ” (Samos 31:7). Essa foi a experiência de um homem de fé, que se alegrou após todo o sofrimento. Oro, com toda a minha alma, para Deus nos ajudar e consolar nas horas difíceis, como fez com o salmista e que toda a dor e tristeza sejam para experiência, fé e esperança. Ajuda, Senhor!!!
Texto publicado no Jornal de Assis, Assis, SP, no dia 26 de janeiro de 2022.
Foto: Pesquisa Google.
Obrigada, Senhor!!!
A beleza de Deus!
Texto publicado no Jornal de Assis, Assis, SP, no dia 12 de janeiro de 2022.
Foto: Pesquisa Google.
Obrigada, Senhor!!!
Felicidade em 2022!!!
Desejo a todos que me acompanharam nesta seção um FELIZ 2022. Feliz não quer dizer isento de problemas, quer dizer solução para os problemas que venham a existir, porque caso não queiramos ter problemas precisamos morrer, porque só após isso não teremos problemas. Feliz não quer dizer também ausência de constrangimentos, dificuldades, frustrações, perdas e demais coisas desagradáveis. Quer dizer exatamente que apesar de tudo isso, sobreviveremos, com raça, com galhardia, com a ajuda do Deus onipotente, onipresente, onisciente, que em todo o tempo está conosco, quer seja nos momentos alegres ou tristes. Momentos de alegria e de tristeza poderemos passar, mas não quer dizer que as tristezas usurparão a nossa felicidade de vivermos. Somos privilegiados por termos o sopro divino da VIDA. Ninguém pode tirá-lo de nós, a não ser cometendo um crime que deveria ser inafiançável. Oro com todo o meu ser, para que venhamos a ter muita felicidade neste novo ano que iniciamos, com alegria ou tristeza no coração, não importa, porque serão apenas emoções passageiras. Creio que esta felicidade aqui pregada por mim, só seja possível tendo paz no coração, a PAZ, que só Deus pode dar, que é sobrenatural, porque ninguém a pode dar. É a paz que excede todo o entendimento humano. É a PAZ que Jesus deu aos seus discípulos após a sua ressurreição dizendo: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.” (João 14:27). AJUDA, SENHOR!
Texto publicado no Jornal de Assis, Assis, SP, no dia 05 de janeiro de 2022.
Foto: Pesquisa Google.
Obrigada, Senhor!!!
Fim de Ano!!!
Estamos na última semana de 2021. O ano passou tão rápido, que nem percebi. Foi um ano melhor que o ano passado, com a chegada das vacinas e a diminuição das mortes por Covid19. As vacinas nos deram esperança. Muitos dizem que foi a ciência que resolveu o problema da pandemia, mas eu creio, sinceramente, que nenhuma ciência por si só seria suficiente. Eu creio que, por trás de todo bem para a humanidade, está a mão do Pai, pois o homem nada teria se do Céu não lhe fora dado. Toda unção de cura tem a mão curadora de Deus. Até um remédio que tomamos precisa dessa mesma unção. Quando o mundo chorou, a Igreja clamou. Independente da denominação, todos se curvaram pedindo socorro ao Poderoso, ao Deus Altíssimo. Aí Deus agiu com poder e graça, ouvindo o clamor do coração de todo povo. O Pai deu sabedoria, conhecimento, capacidade, tenacidade, etc., para os cientistas descobrirem os elementos para a vacina. Já está surgindo remédios também. Ele cumpriu sua promessa: “... se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. “ (2 Crônicas 7:14). Foi o que fizemos, o mundo todo o fez. Espero que não cansemos de clamar, que não paremos de crer. Que insistamos com o Pai, para que Ele derrame mais conhecimento e capacidade ao homem para produzir vacinas e remédios para todo o mundo. Que a Covid19, que, tem assolado a humanidade, cesse completamente, ou pelo menos que não passe de uma simples gripe, como outras. De todo o meu coração, alma e entendimento, eu oro para que o ano de 2022 venha com muito mais da maravilhosa graça de Deus sobre todos e todas. Por isso eu oro. Ajuda, Senhor!!! Te desejo um Feliz Ano Novo.
Texto publicado no Jornal de Assis, SP, no dia 29 de dezembro de 2021.
Foto: Pesquisa Google.
Obrigada, Senhor!
Haja PAZ!!!
“Reine em vossos corações a paz de Cristo, à qual também fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos. ” (Colossenses 3:15).
A paz, é um “estado de
calmaria, de harmonia, de concórdia e de tranquilidade; calma. Ausência de guerra ou de conflito; anulação das hostilidades entre
nações, normalmente estabelecida por acordos de amizade. Em que há silêncio e descanso; sossego. Falta de problemas; ausência de violência; entendimento. Relação tranquila entre pessoas; amizade. ” (https://www.dicio.com.br/paz/). O
Apóstolo Paulo, escrevendo aos colossenses, pede que haja paz no coração de
todos, porém, não é a paz do dicionário, é a paz de Cristo. Há diferença? Sim,
a paz de Cristo, vai além da paz terrena, é uma paz, que excede todo o
entendimento humano. Assim, você pode estar no meio de uma guerra e ter paz no
coração. Pode estar vivendo no meio de um conflito humano e ainda assim estar
com o espírito pacificado. Esse é mais um mistério da fé cristã. Se a paz é um
conceito humano muito vantajoso, podemos imaginar a paz de Cristo, que a tudo
supera. Com toda a minha alma, oro, para ter paz interior, exatamente a paz de
Cristo. Ajuda, Senhor!!!
Texto publicado no Jornal de Assis, SP, no dia 22 de dezembro de 2021.
Foto: Pesquisa Google.
Obrigada, Senhor!