quinta-feira, 29 de abril de 2021

Uma questão de escolha!



Sabemos, ou pelo menos deveríamos saber, que somos o resultado de nossas escolhas. Normalmente, escolhemos o que faz nossos olhos brilharem e nosso coração pulsar forte, escolhemos o que mais se identifica conosco, que mais nos alegra, nos faz felizes. Porém, algumas vezes escolhemos, sem querer, o que não é bom. Na nossa carência humana fazemos escolhas erradas. Para entendermos essa realidade temos a sabedoria bíblica que diz: “A alma farta pisa o favo de mel, mas para a alma faminta todo amargo é doce. ” (Provérbios 27:7). Precisamos ter sabedoria e discernimento, para, com oração e ajuda de Deus, não cairmos em ciladas. Temos a capacidade de escolher porque Deus nos deu essa capacidade, por ser Ele mesmo um escolhedor. Pois bem, fazemos escolhas, mas também, estamos entre os que foram escolhidos. Deus, escolheu-nos. Aleluia! Ele, usando dessa capacidade nos escolheu. Através do profeta Isaías Ele diz ao povo de Israel: “Tu a quem tomei desde os fins da terra, e te chamei dentre os seus mais excelentes, e te disse: Tu és o meu servo, a ti escolhi e nunca te rejeitei. ” (Isaías 41:9). Podemos ter algum senão com a nação de Israel, mas nada tira o fato de que eles são os eleitos de Deus, para fazer um povo e alcançar o mundo inteiro através de um israelita, Jesus Cristo de Nazaré, que morreu pelo mundo inteiro, a fim de que todo que nEle crê, não pereça, mas tenha a vida eterna. Oro, de toda a minha alma, com todo o meu coração, para sermos capazes de alcançar a grandeza dessa verdade, a fim de termos noção da diferença que isso faz em nós, por nós, através de nós, apesar de tudo. É gratificante saber que fomos eleitos, escolhidos por Deus, para sermos seu povo, seus filhos, e assim podermos dizer: - Aba Pai (papaizinho). Nossa intimidade com Deus só é possível a partir de uma ampla compreensão desse tema. Ajuda, Senhor.

Texto publicado no Jornal de Assis, em 28 de abril de 2021.

Obrigada Senhor!

Foto: Pesquisa Google.

quarta-feira, 21 de abril de 2021

O pobre clama!!!

“Clamou este pobre, e o Senhor o ouviu, e o salvou de todas as suas angústias. ” (Salmos 34:6). 




Já ouvi e li várias vezes que as pessoas são crentes porque são pobres, que os ateus são ricos e não precisam de Deus para tudo, como precisam os pobres. Bobagem. Palavras de néscios, tolos. Mesmo porque todos são pobres diante de Deus, do universo. Ninguém é tão rico que nunca vá precisar de algo. Na hora da doença incurável não há dinheiro que valha. Não há cura para ser comprada. Na hora da morte de um familiar, a pessoa mais rica do mundo vai precisar da consolação. Por mais que possa pagar por remédios caros, uma hora eles perderão o efeito. O médico mais famoso do mundo não terá recursos para consolar a dor do enlutado. Pois bem, diante disso, declaro que todos somos pobres, por mais dinheiro que tenhamos, continuaremos pobres, em uma medida ou outra. Ser crente nos dá um grande privilégio. Logo no começo da dificuldade nós clamaremos a Deus. Os não crentes, terão que chegar ao fundo do poço, para reconhecerem as suas necessidades e buscarem a Deus. O salmista diz: “Clamou este pobre, e o Senhor o ouviu, e o salvou de todas as suas angústias. ” (Salmos 34:6). É lindo ter um Deus que nos ama, cuida de nós e ouve o nosso clamor. Por isso, podemos fazer o que o apóstolo Paulo diz aos romanos, Igreja de Roma: “Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração; ” (Romanos 12:12). Porque clamamos, já podemos ter esperança, a fé agiu quando clamou. A esperança é ato contínuo da fé e da oração. Com isso, o resultado será a alegria da alma. Devemos esperar com alegria o agir de Deus em toda e qualquer situação que passarmos. Aleluia. Oro, com toda a minha alma, para sermos crentes pobres que clamam, sempre e aguardam a salvação do Eterno, Pai, Filho e Espírito Santo. Ajuda, Senhor!!!

sexta-feira, 16 de abril de 2021

Refúgio!!!

"O Senhor será também um alto refúgio para o oprimido; um alto refúgio em tempos de angústia. Em ti confiarão os que conhecem o teu nome; porque tu, Senhor, nunca desamparaste os que te buscam. "  (Salmos 9:9-10). 



Refúgio é um lugar de amparo, auxílio, proteção, socorro. Nossa casa é este refúgio no dia-a-dia, em termos materiais. No nível da vida temos Deus, todo dia, toda hora. No versículo acima o salmista diz que Deus é nosso alto refúgio, Ele enfatiza: alto. No dia-a-dia, Ele é nosso refúgio, nos dias de angústia, Ele é o Alto Refúgio. É quando necessitamos de maior amparo, maior auxílio, maior proteção e mais socorro. O salmista informa que confiarão em Deus aqueles que O conhecem, que conhecem o nome Dele, isso porque o Senhor nunca desamparou os que O buscaram. Nunca, é em tempo nenhum, nenhuma vez, jamais. Esse versículo é uma declaração de fé, de certeza do cuidado do Pai, para nós, os que O buscamos. Oro, com toda a minha alma, para Deus ser para nós, o abrigo seguro, como foi para o salmista. Ajuda, Senhor!!!

Viver!?

"Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor. " (1 Coríntios 13:13).



Não há dúvidas de que estamos vivendo um tempo sui-generis, muito diferente de tudo que já vivemos nesse mundo. A menos que tenha aqui alguém com mais de 110 anos. A última pandemia foi a chamada Gripe Espanhola, de 1918 a 1920. O mundo experimentou 4 pestes de 100 em cem anos. Bom, mas quero falar da pandemia de agora. Tempo difícil para todos. Todos perdem, pouco ou muito, todos perdemos algo ou alguém. A maior perda individual é a perda da presença do outro. Pois bem, como viver nesse tempo? Como você tem vivido: otimista, negacionista ou estressado? Para mim, nenhuma das respostas é correta. Falta uma quarta opção que é a exata: realista. Assim que temos que viver. Sabendo que são tempos nebulosos. Mas, na realidade temos que ter fé, amor e esperança. Um dos principais versículos para minha vida é 1 Coríntios 13.13: Não podemos perder nenhuma dessas três virtudes, em tempo algum, porém, hoje em dia, para enfrentarmos a dura realidade do tempo em que estamos, precisamos mais do que nunca desses três itens. Fé que dá esperança, esperança que sustenta o amor, amor que tudo suporta, com fé e esperança. Veja, é um círculo virtuoso, um item vai sustentando, fortalecendo o outro. Oremos para ser assim, com cada um e cada uma de nós. Amém?

quarta-feira, 14 de abril de 2021

Lembranças!!!!

 


Uma das coisas boas desta pandemia é que temos que ficar a sós com nós mesmos, nos permitindo várias recordações. Vamos lembrando de coisas que nos aconteceram, revivemos tudo, por um instante. Mas, também, graças à tecnologia, podemos conversar por áudio ou vídeo, com outras pessoas. Estes dias, falei por áudio, com meu antigo bispo, Revmo. João Alves de Oliveira Filho. Lembrei a ele de muitas viagens que fizemos juntos e ele me falou de algo que nem lembrava mais. Disse que, em uma de nossas viagens para Piracicaba, eu pedi para ele parar o carro por que eu “ia chamar o Juca”. Ele parou e eu vomitei. Continuamos a viagem, e chegamos ao compromisso, graças à Deus. Me conhecendo um pouco, sei que só fiz isso quando não estava aguentando mais. Nas viagens eu tenho tontura e ânsia de vômito, sempre foi assim. Apesar disso eu viajava muito, tinha que viajar para compromissos da Igreja e para pregar o Evangelho. Muitas e muitas vezes eu tinha que tomar remédio. Mas, glória a Deus, a obra era feita. Quando nos dispomos a servir ao Pai, Ele nos capacita, nos ajuda. Não podemos ficar desanimados, cansados. Temos que ter coragem e ânimo, porque “o Senhor é bom, ele serve de fortaleza no dia da angústia, e conhece os que confiam nele. ” (Naum 1:7). É maravilhoso saber que temos um Deus que é bom e cuida da gente. O Deus que amamos e servimos transforma choro em sorriso, dor em força, fraqueza em fé e sonho em realidade. Sou testemunha fiel dessa verdade. Creia!!! Jesus te ama. Oro, com todo o meu coração, para que inúmeras pessoas que me leem tenham essa mesma experiência. Ajuda, Senhor!!!

Texto publicado no Jornal de Assis, Assis, SP, hoje, 14/04/2021.

Obrigada, Senhor!!!

quarta-feira, 7 de abril de 2021

terça-feira, 6 de abril de 2021

Inteligente, articulada e linda!!!

 “Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém. ” Romanos 11:36.

Taciana (esquerda). Natália (direita)

 

Assim era minha filha Natália (in memoriam), inteligente, articulada e linda!!! Alguém me disse ontem (06/04/2021). Nunca havia pensado assim. Eu a achava linda, com certeza. Inteligente também; porém não tinha ainda pensado que fosse articulada. Eu não tinha essa noção, fiquei surpresa. Ouvir essa afirmação me deu uma grande alegria. Sei que a Taciana (in memoriam) também era assim. Sou grata a Deus por elas. Quem ama e admira os filhos ganha o coração dos pais. Dou graças ao Eterno, por ter me dado o privilégio de conversar com alguém que amou minha filha Natália. Obrigada, Senhor!!!

 

sábado, 3 de abril de 2021

Haja Paz!!!!!!!

 "A paz do Senhor é assim como o sol. Esperança e luz para você. Nos mostrando que a vida renasce no amor e que Deus é presente em nós. " Liséte Espíndola.

 


Ter paz é um estado de alma e espírito inigualável. Penso que podemos ter essa paz quando estamos com a nossa consciência tranquila. Entendo que é impossível tê-la se tivermos cometido qualquer coisa, por pensamento, palavra e obra, que não esteja de acordo com a vontade de Deus. A sua lei, foi gravada em nosso coração. Assim, qualquer ato que não esteja de acordo com ela, nos tirará a paz!!!! Fazer a vontade de Deus, é o caminho para a paz! Muitas vezes a vontade de Deus não é a vontade do nosso corpo, da nossa carne, dos nossos desejos. Caso sucumbamos à vontade humana, sairemos da vontade de Deus e não teremos paz. Oro, com toda a minha alma, para o Espírito Santo me encher de sua presença, a fim de que nada me separe da graça santificadora do Pai. Ajuda, Senhor!!! 

“Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. ” (Romanos 8:6)

Foto: pesquisa Google.