quarta-feira, 28 de outubro de 2020

Reforma protestante!!!



No próximo dia 31, sábado, celebraremos a Reforma Protestante. Vários movimentos de reforma da Igreja Católica já haviam acontecido, mas o ápice aconteceu no dia 31 de outubro de 1517, quando Martinho Lutero, monge agostiniano, doutor em teologia, publicou 95 teses na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg, Alemanha. Nas suas 95 teses, Lutero expunha seu pensamento contrário a vários dogmas da Igreja Católica, para serem discutidos e promoverem uma reforma no catolicismo romano. A tese que tinha maior força era a que denunciava a venda de indulgências – perdão dos pecados. Lutero pretendia um retorno às escrituras sagradas, o que não foi alcançado. A partir daí, após muitos fatos constrangedores, de ambas as partes, aconteceu a divisão da Igreja do Ocidente, entre os católicos romanos e os reformadores protestantes, originando o protestantismo, ou seja, a Igreja Protestante, da qual saíram várias denominações, na sua maioria conhecida hoje como igrejas evangélicas. O mais importante para a fé cristã-evangélica foram os princípios inegociáveis da Reforma Protestante, conhecidos como os Cinco Solas (latim): - Sola fide (somente a fé); - Sola scriptura (somente a Escritura); - Solus Christus (somente Cristo); - Sola gratia (somente a graça) e Soli Deo gloria (glória somente a Deus). Nenhuma igreja evangélica poderá acrescentar qualquer outro dogma para a salvação do homem. Somente a fé, somente a Escritura, somente Cristo, somente a graça, são necessárias para uma vida cristã genuína e toda glória deve ser dada somente a Deus. Soli Deo Glória!!! 💛💚💓 

Texto publicado no Jornal de Assis, Assis, SP, hoje, 28 de outubro de 2020.

Obrigada, Senhor!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário