quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

Vida sem vida!!!



Pela graça e misericórdia do Pai tenho vivido desde o ano de 1996, quando em abril daquele ano, sofri um acidente e faleceram minhas duas filhas, Natália (14), Taciana (12) e minha amiga, a Creuza que havia me acompanhado em uma viagem de trabalho para Campinas, SP. Não foi fácil desde o começo, porém, vivi relativamente bem, apesar de tudo. Contudo, a partir de meados de 2011 fui ficando mal, uma tristeza insuportável, até que fui ao psiquiatra e comecei a tomar medicação para depressão. Nunca imaginei que iria precisar ser medicada por psiquiatra. Hoje, considero isso um preconceito horrível. Pois bem, quero falar sobre viver a vida, sem vida. Era assim que me sentia, viva, porém, sem vida. Glorifico e exalto a Deus, porque já melhorei muito, embora, continue tomando o remédio. Considero o remédio obra de Deus, com certeza. O que me ajudou muito também foi começar a cuidar de plantas e animais. Tenho no quintal hoje, flores e frutos e adquiri cães, que me dão muita alegria. Tenho três, o Yuri, o Billy e a Laurinha. Verdade é que viver não é, nunca foi, e nunca será fácil. Muitas vezes temos sombras escuras sobre a nossa felicidade, passamos pelo deserto. Se não fosse Deus em minha vida, minha fé, eu com certeza não teria sobrevivido como sobrevivi. A Bíblia diz: "Bendito o varão que confia no Senhor, e cuja esperança é o Senhor... " (Jeremias 17.7). Precisamos confiar no Senhor, esperar nele, sem descrer. Dos Céus o Eterno nos socorre, nos dá tudo que precisamos para a viver. Essa palavra do profeta Jeremias é realidade em minha vida, eu testemunho, por isso dou graças ao Pai. Obrigada, Senhor!!!

Texto publicado no Jornal de Assis, Assis, SP, hoje, 24 de fevereiro de 2021.

Obrigada, Senhor!!!

Foto: pesquisa Google.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Estou pensando!!!

 

Muitas vezes somos assaltados por pensamentos que provocam mal-estar. Tentamos esquecer e não conseguimos. Até falamos: “Não paro de pensar”; “Não tiro da minha cabeça”. Isso mesmo. Não paramos de pensar, não conseguimos parar de pensar, não sai do nosso pensamento, coisas que nos machucam. É como se algo estivesse a martelar nossa mente. É uma sensação terrível. Ter domínio sobre o nosso pensamento talvez seja uma de nossas maiores dificuldades. As paixões humanas nos devastam a partir do que pensamos. O escritor canadense, autor de best-sellers, T. Haarv Eker, diz que: "Pensamentos conduzem a sentimentos. Sentimentos conduzem ações. Ações conduzem a resultados". Por isso temos que ter domínio sobre nossos pensamentos. Precisamos contar com ajuda externa, às vezes, de psicólogo, e/ou psiquiatra, caso cheguemos a um ponto que nos faça mal além da conta. Já tive preconceito contra psiquiatras, pois entendia que apenas oração era suficiente. Bobagem. Psicólogos e psiquiatras são instrumentos de Deus para nossa cura. Precisamos de tudo, algumas vezes. Além, da oração, da leitura bíblica, da frequência à Igreja, do apoio de familiares, amigos, irmãos de fé, podemos vir a precisar da ajuda médica, incluindo psicólogos e/ou psiquiatras. Fácil não será, porém, a  ajuda e a cura chegarão, com certeza. A princípio precisamos adquirir domínio sobre nosso pensamento, como disse o apóstolo Paulo: "Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. " (Filipenses 4:8). Oro, de toda a minha alma, para o Espírito Santo nos ajudar, nos socorrer, a fim de pensarmos apenas o melhor, o justo e necessário. Ajuda, Senhor!

Texto publicado no Jornal de Assis, Assis, SP, no dia  17 de fevereiro de 2021,

Obrigada, Senhor!!!

Imagem: Pesquisa Google.

sábado, 13 de fevereiro de 2021

Permanecer na fé!!!

"Conservando a fé, e a boa consciência, a qual alguns, rejeitando, fizeram naufrágio na fé." 1 Timóteo 1:19



Tenho boas lembranças de minha mãe, a Dona Vilma (in memorian). Ficaria horas dizendo as coisas boas dela, porém, quero priorizar no momento a sua fé simples, sacrificial, duradoura, que não diminuiu em momento algum. Ela realmente foi um grande exemplo para nós, os filhos. Ela passou por tantas agruras e não desistiu de Deus, não desistiu da fé, não desistiu da Igreja. Sempre firme em tudo. O que mais guardo dela é o fato dela se assentar na beirada de sua cama, para ler a Bíblia e depois se ajoelhar para orar por um longo tempo, todos os dias, após o jantar. Isso ficou marcado em minha mente. Que cena linda. Vendo suas lutas e sua perseverança aprendi que a nossa fé é fortalecida quando passamos pelas lutas e provas. Creio que Jó é uma prova viva disso. Jó confirma isso, quando disse ao final que conhecia Deus só de ouvir falar, mas, após suas tragédias O contemplou com seus próprios olhos. Crescemos na fé, quando superamos lutas e dificuldades, as mais diversas. Oro, com todo o meu coração, para o Espírito Santo, ministrar cada vez mais, fé ao nosso coração. Ajuda, Senhor!

“Como podemos ter uma grande fé? Grande fé advém de grandes batalhas. Grandes testemunhos são o resultado de grandes provas. Grandes triunfos só podem vir de grandes sofrimentos.” Smith Wigglesworth.

Foto: pesquisa Google.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

Para ser feliz!!!

 


A felicidade é uma busca humana constante. Todos querem ser felizes. Mas, o interessante é que não querem abrir mão do sossego, do dinheiro, do trabalho, do incômodo, da comodidade. Querem felicidade sem nenhum sacrifício. Não há como ser assim. Não existe felicidade que não exija de nós. Egoísmo não combina com a felicidade. É constante as pessoas buscarem por direitos, mas não têm nenhuma responsabilidade com os seus deveres. Estou totalmente de acordo com o escritor, também filósofo, Gibran Kahlil Gibran, que disse: "Seremos felizes quando pudermos tornar felizes os que amamos". Nada nos dá mais satisfação do que ver nossos queridos felizes. Se tivermos milhões em bens e as pessoas que amamos estiverem infelizes, seremos infelizes também. Nós precisamos de pouca coisa, o que temos, nos basta. É a mídia, regida pelo deus do comércio, que nos leva a desejar além do que já possuímos. Somos felizes pela nossa família, pelas pessoas a quem amamos e a quem servimos. Amar é servir. O amor se expressa através de atos concretos em favor do outro. O apóstolo Paulo elabora uma tese sobre o amor, a fé e a esperança, no capítulo treze, dos versículos um ao treze da sua primeira carta aos coríntios. Ele enfatiza o amor afirmando: “Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. ” (1 Coríntios 13: 1). Pois bem, não existe felicidade sem amor e não existe amor sem sacrifício, sem renúncia. O amor, a felicidade, são joias raras, de valor muito elevado, que vale a pena pagar o preço. Oro, de todo o meu coração, para Deus nos dar condições físicas, emocionais, espirituais, para sermos capazes de amar e servir, então, seremos de fato felizes. Ajuda, Senhor!!!

Texto publicado no dia 10 de fevereiro de 2021, no Jornal de Assis, Assis, SP.

Obrigada, Senhhor!!!

Foto: Pesquisa Google.

sábado, 6 de fevereiro de 2021

Amor e liberdade!!!


O apóstolo Paulo discorrendo sobre o amor, no capítulo treze da sua primeira carta aos coríntios, disse: "Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine" (1 Co 13:1). Ele colocou em primeiro lugar o amor ágape, que não pede, doa. É um amor difícil de ser encontrado. O filósofo indiano Jiddu Krishnamurti (1895 - 1986), disse: "Liberdade e amor andam juntos. Amor não é reação. Se eu o amo porque você me ama, trata-se de mero comércio, algo que pode ser comprado no mercado. Amar é não pedir nada em troca, é nem mesmo sentir que se está oferecendo algo. Somente um amor assim pode conhecer a liberdade." Tal qual o apóstolo Paulo, Jiddu está falando do amor ágape, que é um vínculo que liga duas almas que se compreendem, segundo o nosso dicionário. Entendo que toda forma de amor, erótico, fraternal, familiar, precisa de ser temperado com o amor ágape, senão, dificilmente sobrevive às pressões humanas e/ou pecaminosas. Todo tipo de amor, quanto mais tiver da qualidade do amor ágape, mais valerá a pena. Sem o amor ágape, qualquer outra forma de amar fica difícil, é o que eu penso. Oro, com todo o meu coração, para Deus, com seu imensurável amor, fortalecer todos os outros amores, em nome de Jesus. Ajuda, Senhor!!!

Foto: Pesquisa Google.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

Cuidado, não se engane!




Julgar, não devemos em hipótese alguma, e, ainda, julgar pelas aparências é a maior aberração, é falta de sabedoria, porque as aparências enganam. Conta-se, que Amasa Leland Stanford (1824 – 1893), um americano da cidade de Palo Alto, Califórnia, Estados Unidos, e sua esposa Jane Stanford, no ano de 1868 tiveram um filho, a quem deram o nome de Leland Stanford Jr. Este, infelizmente, veio a falecer com apenas 15 anos, de febre tifoide. Ele estudava na Universidade Harvard, em Cambridge, estado de Massachusetts, uma das melhores universidades do mundo, até hoje. Com isso, o casal Stanford, foi à Cambridge, conversar com o presidente da Harvard, para fazerem um memorando na universidade que ele estudara. Quando lá chegaram, foram menosprezados pela secretária por conta de suas roupas surradas. Ela disse que o presidente estaria muito ocupado. Eles disseram que não tinha importância, que esperariam, pois não marcaram horário. Como não iam embora, a secretária, às escondidas, falou para o presidente falar com eles, por uns poucos minutos. Assim, ele fez. Quando disseram que queriam fazer um memorial para seu filho, o presidente pensou que seria um busto apenas e negou violentamente. Jane Stanford falou, não queremos fazer um busto, queremos construir um prédio. O presidente dando risada disse que o valor da construção de um de seus prédios era muito alto. Jane perguntou: - Quanto custa? Ele falou o valor. Jane se virou para o esposo e disse: - Se custa apenas isso, vamos construir uma universidade em nossa cidade, em Palo Alto. Assim, nasceu a Universidade de Stanford, que abriu suas portas em Palo Alto em outubro de 1892, apenas oito anos após a morte de Leland Stanford Jr. Além de parte significativa de seus recursos financeiros, os Stanfords dedicaram à Universidade parte da fazenda em que residiam. A Universidade é hoje um “bastião da inovação, ajudando a criar quase seis mil empresas altamente inovadoras”, segundo Débora Perry, que escreveu o livro “Os Segredos do Vale do Silício”. A região foi dotada deste nome, indiretamente, por conta da Universidade, pois o silício é um elemento necessário na produção de circuitos eletrônicos indispensáveis para as indústrias e companhias que nasceram a partir da Universidade. Entre essas, estão algumas, que nós conhecemos bem, tais como: “Cisco, eBay, Eletronic Arts, Linkedin, HP, Google, Netflix, Nvidia, Logitech, Sun e Tesla Motors, entre outras. ” (http://www.startagro.agr.br/como-um-fazendeiro-criou-a-universidade-stanford-e-deu-origem-ao-vale-do-silicio/). Vejam só, que história interessante. Toda a riqueza, conhecimento que estão na Universidade de Stanford, poderiam estar na Universidade de Harvard, mas, por conta de um julgamento pelas aparências, por conta de acepção de pessoas, não estão, o que acho muito bom. Deus não faz acepção de pessoas e nós não podemos, não devemos fazer também. O apóstolo Paulo diz claramente: “Porque, para com Deus, não há acepção de pessoas. ” (Romanos 2:11). Mais ainda, fazer acepção de pessoas, é pecado: “Mas, se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado, e sois redarguidos pela lei como transgressores. ” (Tiago 2:9). Está claro? Oro para que esteja. Ajuda, Senhor!!!

 Texto publicado no Jornal de Assis, Assis, SP, hoje, 03 de fevereiro de 2021.

Obrigada, Senhor!

Foto: Pesquisa Google.