sexta-feira, 20 de março de 2015

Cura da alma

"Não tornando mal por mal, ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo; sabendo que para isto fostes chamados, para que por herança alcanceis a bênção." 1 Pedro 3.9.

Às vezes, precisamos de cura para a nossa alma que está sofrendo. Essa cura depende, quase sempre, de amar e perdoar aqueles que nos ofenderam, nos magoaram, feriram de alguma forma, pouco ou muito. Se não formos capazes de perdoar seremos eternamente doentes. A escolha é nossa. Reconheço que nem sempre é fácil, mas Jesus não pediria algo para nós fazermos se não pudéssemos fazer, pois não nos dá um peso além das nossas forças. O nosso orgulho é muitas vezes o responsável por não nos deixar perdoar. Achamos que fomos muito ofendidos, que não deveríamos ter sido atacados, desrespeitados, desconsiderados como o fomos, quando nos magoaram. Afinal, nos colocamos sempre muito acima daquele ou daquela que nos feriu. Ora, isso é bobagem. Não somos nada mais nada menos que ninguém, somos iguais. A quantidade de conhecimento, dinheiro, título, estudo, que tenhamos não nos coloca acima exatamente de ninguém. Somos todos mortais. A morte iguala a todos. Deveríamos sempre perdoar e sempre pedir perdão quando ofendemos. Perdoar e pedir perdão não são provas de fraqueza, são sinais de maturidade emocional e espiritual. Jesus nos ensinou ainda o perdão unilateral quando na cruz perdoou quem lhe crucificou dizendo: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem...”. (Lc 23: 34) De fato não sabiam, pensavam que estavam fazendo o certo, que Jesus não era Deus. Apenas após a sua ressurreição ficou comprovado que Ele era de fato Deus. A ressurreição é que comprovou a divindade do Jesus de Nazaré. Seus milagres não eram prova suficiente a favor da sua divindade. Devemos perdoar como Jesus perdoou, sem que nos peçam perdão, unilateralmente. Não importa o quanto e como fomos ofendidos, importa perdoar, sempre. Isto é garantia de saúde emocional. Devemos ter momentos de oração, de comunhão com Deus e Jesus ensinou: "E, quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que vosso Pai, que está nos céus, vos perdoe as vossas ofensas." (Marcos 11: 25). Normalmente, queremos o perdão de Deus, mas temos dificuldades para perdoar. A limitação humana provocou o erro e provoca a falta do perdão. O escritor  Wayne W. Dyer diz: “Aquelas que nos magoaram fizeram apenas o que sabiam fazer, em função das condições de suas vidas. Se você não perdoar, permitirá que essas mágoas antigas continuem a dominá-lo.” . As mágoas adoecem e o perdão cura. Oro, para o Espírito Santo nos ajudar a perdoar sempre. Ajuda, Senhor!


Texto publicado dia 18.03.2015 no Jornal de Assis.

Obrigada, Senhor!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário