quarta-feira, 19 de março de 2014

A saúde da alma

O apóstolo João escreve  ao presbítero Gaio, um cristão, que anda na verdade (3-4), homem digno do carinho de João. Ao iniciar a sua carta ele diz: "Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma." (3 João 1:2). O desejo do apóstolo era que  o presbítero estivesse gozando de boa saúde, que estivesse vivendo bem em todas as áreas de sua vida, como estava bem a sua alma. Interessante, a saúde da alma de Gaio era o referencial para ele ir bem em todas as outras coisas. A alma "é um termo derivado do hebraico nephesh, que significa vida ou criatura, e também do latim animu, que significa 'o que anima'". (http://pt.wikipedia.org/wiki/Alma). Com esta palavra o apóstolo nos mostra que uma alma pode estar doente. A saúde da alma é garantida pela verdade, pelo andar na verdade e apoiar a verdade. Uma alma apoiada na mentira, no engano, no pecado é uma alma doente, que precisa de cura. Li estes dias que "a alma se limpa com o perdão, se hidrata com a oração, se nutre com a palavra, se protege com a fé, e se tonifica com o amor de Deus." (D.A). Temos os recursos para a saúde da nossa alma e precisamos fazer usos deles em todo o tempo. Em vários salmos lemos o salmista pedindo que sua alma fosse atendida em suas necessidades. Em um momento diz: "Alegra a alma do teu servo, pois a ti, Senhor, levanto a minha alma." (Salmos 86:4). Se ele pedia para o Senhor alegrar sua alma era porque ele estava triste, estava precisando de cura para a sua alma. No Salmos 25, versículo um o salmista diz: "A ti, SENHOR, levanto a minha alma." e depois pede: "Guarda a minha alma, e livra-me; não me deixes confundido, porquanto confio em ti." (Salmos 25. 20). Muitas vezes estamos doentes de alma, sede das nossas emoções, e quando isso acontece fatalmente adoeceremos o nosso físico, por isso são tão comuns as doenças psicossomáticas. A alma sadia não envelhece, pode permanecer jovem para sempre e mais do que tudo pode ser um depositário de grandes bens humanos. Nós é que escolhemos o que queremos ter em nossa alma, nosso interior. O exterior envelhece, fragiliza, adoece, mas a alma não, a alma rejuvenesce com a ajuda do Espírito Santo, conforme promessa de Deus através do profeta Isaías: "Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão." (Isaías 40:30-31). Deus cura a nossa alma: "Porque satisfiz a alma cansada, e toda a alma entristecida saciei." (Jeremias 31:25). O desejo do apóstolo João para o presbítero Gaio nos faz também pensar que nenhuma prosperidade pode ocorrer sem a saúde da alma. O que adianta ter bens e saúde física se nossa alma está adoecida, presa em grilhões? Que o Eterno cure as nossas almas, nos dê saúde, alegria e paz. Ajuda, Senhor!

Texto publicado no Jornal de Assis, hoje, 18.03.2014
Obrigada, Senhor!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário