quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Olhando a vida

Machado de Assis disse: “Há pessoas que choram por saber que as rosas têm espinhos, há outras que sorriem por saber que os espinhos têm rosas!”.  Tudo depende da maneira como nós olhamos a vida. O apóstolo Paulo escrevendo sua epístola aos Filipenses, a Carta da Alegria, disse que aprendeu a viver contente em toda e qualquer situação: “... Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade” (Filipenses 4:11-12). A vida é permeada de diversidade. É dinâmica. Devemos ser como o apóstolo Paulo e como a pessoa que vê nos espinhos uma rosa. Lembro que o lodo é o solo de uma das mais belas flores: Flor de Lótus. "Do sujo e fétido, as veias subterrâneas da planta extraem os nutrientes para o caule que se sobrepõe à lama, trazendo a lume uma belíssima, rara flor." As flores-de-lótus também são comestíveis. Sendo assim, podemos ficar felizes nas adversidades, delas poderão brotar as mais belas flores da existência. Talvez por isso Paulo tenha aprendido a viver contente em toda e qualquer situação, pois já havia experimentado o princípio eterno de que todas as coisas são úteis: "E sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito" (Rm 8: 28).  Sabendo isso, podemos fazer da nossa vida um tempo de muita beleza e sabor. Todas as dores, sofrimentos, lutas, não nos abaterão; ao contrário, com nossas raízes espirituais extrairemos de tudo os nutrientes necessários para o embelezamento e sustento da vida, produzindo flores e frutos abundantemente, para o deleite nosso e de outrem. Sabemos que temos um Deus que cuida de nós. O salmista disse: "Elevo os meus olhos para os montes; de onde me vem o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra. Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não dormitará. Eis que não dormitará nem dormirá aquele que guarda a Israel. O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua mão direita. De dia o sol não te ferirá, nem a lua de noite. O Senhor te guardará de todo o mal; ele guardará a tua vida. O Senhor guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre." (Salmos 121:1-8). Como o salmista, podemos confiar, ter a certeza que não estamos sós, que temos um Pai celeste que cuida de nós, seus filhos, com amor e não permite que nos falte nada, ele supre todas as nossas necessidades, como o apóstolo Paulo falou: "Meu Deus suprirá todas as vossas necessidades segundo as suas riquezas na glória em Cristo Jesus" (Filipenses 4:19). Devemos tão somente crer na Palavra de Deus, sabendo que todas as suas promessas serão cumpridas. Oro com meu coração para o Senhor nos ajudar, não deixar perecer a nossa esperança, nos fortalecer mais e mais, hoje e sempre. Ajuda, Altíssimo!

Texto publicado no Jornal de Assis no dia 26.09.2013

Obrigada, Senhor!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário