quarta-feira, 31 de julho de 2013

Viver o hoje com esperança!

"Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará." Salmos 37. 5.

É nossa responsabilidade colocar nosso coração e empenho no dia de hoje. Não é bom viver com nostalgia, pensando no ontem e ansiosos pelo que ocorrerá no amanhã, contudo, devemos ter alegria e gratidão pelo que passou, por tudo que já vivemos e ter esperança de um novo tempo a ser vivido sob a graça e direção de Deus. O passado está presente em nossa memória e o futuro presente em nossa esperança. A nossa vida deve estar, passado, presente e futuro, nas mãos de Deus. O salmista nos ensina: "Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará." (Salmos 37. 5). Vivemos em segurança, não tememos o amanhã, quando entregamos ao Senhor o nosso caminho. É triste, quando nossos corações estão ansiosos, com medo do futuro. Um medo razoável é autodefesa, opera cuidado, zelo, planejamento, mas um medo exacerbado é patológico, gera tristeza insuportável, doenças, depressão. Quando, confiamos integralmente em Deus, não tememos o futuro, o amanhã está em suas mãos. Nossos problemas Ele resolverá, nada será capaz de abalar-nos. O Salmo 23 é um bom exemplo do cuidado do Eterno para conosco, diz: "O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas. Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome. Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda. Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias." Quando, vivemos com fé, temos experiências pessoais que comprovam o agir de Deus em nossa história. Houveram muitos momentos de ansiedade, tristeza, desconforto no nosso passado, os quais nos fizeram dobrar nossos joelhos e buscarmos a Deus. Ele ouviu as nossas orações e nos ajudou, nos capacitou, nos ensinou e nós vencemos, por isso, chegamos até aqui, fortalecidos, abençoados. Com base nos acontecimentos vividos, nos textos bíblicos, crendo nas promessas de Deus, podemos olhar para o amanhã com esperança, sem preocupação, ansiedade ou medo. Jesus nos diz: "Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal." (Mateus 6:33-34). A esperança de um amanhã, cheio do amor e cuidado do Deus Pai, nos dá ânimo no dia de hoje, nosso presente. Oro, para os nossos corações se encherem de esperança e da certeza de que nada nos faltará. Ajuda, Senhor!!!

Texto publicado hoje no Jornal de Assis.
Obrigada, Senhor!

1 comentário: