sábado, 17 de abril de 2010

Estou na cozinha, trabalhando no pc e fazendo doce de leite.

"Come mel, meu filho, porque é bom; o favo de mel é doce ao teu paladar." Provérbios 24: 13


Estou na cozinha, trabalhando no pc e fazendo doce de leite, me lembrando da mamãe. Estou fazendo doce do leite que ganhei da Da. Luzia, uma irmã queridíssima da igreja. É um leite bom, integral, gordo como diziam na roça, vindo diretamente da vaca para mim. O doce que faço é de apenas 1 litro e meio de leite, numa panela média. Mamãe fazia doce de 12 litros de leite, em um grande tacho de cobre, num fogão de lenha, no quintal de casa, uma vez por semana. Vender doce de leite caseiro era um dos muitos meios que a mamãe utilizava para nos sustentar, depois que o papai morreu. Quem vendia as latas de doce era eu. Estou lembrando com alegria que meu irmão Jairo não vendia, só comia e eu ficava muito brava, porque aí faltava doce numa lata e eu tinha que completar com o de outras latas. Mas o que mais me dava raiva era que a mamãe não se importava com isso, eu reclamava com ela e ela dizia: “deixa o Jairo, Railda, deixa ele comer, coitadinho”. Talvez ela intuísse que um dia ele não comeria mais, por vir a sofrer de diabete. A minha irmã Vanilda era a tesoureira da equipe, ela que ia receber. Para vender logo, quando diziam que não tinham dinheiro para comprar, eu dizia que podiam pegar e pagar depois. Dava um grande trabalho para a Vanilda receber. Mas recebia. Saiba que é muito bom lembrar da vida dura de adolescentes órfãos que fomos. (Ih, o doce derramou, sujou tudo o fogão. Ah! Por isso que não gosto de fazer comida. Dá um trabalho para limpar a bagunça depois). Mas voltando ao assunto, a dureza daquele tempo nos ensinou a viver. Mamãe, com sua fé, perseverança, paciência, sabedoria, nos criou com maestria. A Deus dou toda honra, glória e louvor pela vida da Da. Vilma, com quem eu briguei a vida inteira. Mas Deus me privilegiou colocando-a perto de mim em seus últimos dias de vida e mais especialmente, na sua última noite, deitada bem ao seu lado, no Hospital Universitário de Marília. Vou dar aqui a receita do doce que estou fazendo, só que vou passar também de onde eu tirei a receita, foi do link: http://www.osacarolha.info/culinaria/como-fazer-doce-de-leite-receita/. Espero que meu doce fique bom. Como o da mamãe, sei que jamais ficará. O doce dela é insubstituível. Mas o doce está ficando bonito, já começou a engrossar e escurecer. Se gostarem farei sempre, se não, não farei mais.

DOCE DE LEITE CASEIRO

Ingredientes

- 1 litro de leite
- 1 quilo de açúcar
- 1 colher(chá) de bicarbonato de sódio

Modo de preparo

1. Misture o leite com o açúcar e leve ao fogo até ferver
2. Adicione o bicarbonato, abaixe o fogo e deixe ferver brandamente até engrossar, sem parar de mexer, até aparecer o fundo da panela
3. Retire do fogo e bata bem, até engrossar mais.

Ah, o doce ficou pronto. Está mais ou menos bom. Meu irmão Jairo está limpando o fogão que eu sujei, háhá! Quando era criança comia, agora limpa o fogão. Eu sou má, háhá.

2 comentários:

  1. Lendo o que a Railda escreveu, revivo como se fosse agora.
    A minha querida e amada tia Wilma fazendo os doces para vender e sustentar sua família e nós eu e os meus dois irmãos Alcir e Ailton "brigando" para rapar o tacho, como era gostoso os doces da Tia Wilma.
    A Railda pode tentar fazer igual, sei que ficará muito bom com certeza pq tudo que ela faz é bom, mas não igual o da minha tia.
    Que saudade da minha tia Wilma.

    ResponderEliminar
  2. Saudade, saudade aqui é mato e aí também. Rs. Abreijos minha prima amada. Abreijos ao Adail também. Amo vocês. Venham me visitar, sinto falta de família em casa, você sabe disso.

    ResponderEliminar