sábado, 23 de setembro de 2023

Cansa ter esperança!?



Por estes dias ouvi alguém dizendo que tem hora que cansa ter esperança. Concordei na hora. Me lembrei das tantas vezes que orei, clamei, esperei, e as coisas não aconteceram como eu desejava. Triste situação. Porém, devemos saber que a vida nem sempre acontece do modo que esperamos ou pedimos. E isso não pode se tornar em frustração e desilusão. A Bíblia diz, e eu creio, que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus (cf. Romanos 8:28). O problema é que nem sempre confiamos nesta promessa. Aí sofremos além da conta. O grande desafio da nossa fé é acreditar na bênção uma hora que não a vemos e nos propormos a sermos felizes, caso ela não aconteça. Um dia, ouvi minha mãe dizer mais ou menos assim: “se der certo tudo bem, se não der certo, não tem problema”.  Na hora, não disse nada, mas não gostei muito da inocência e simplicidade dela. Pois bem, hoje sei, que devemos ser como a mamãe, caso queiramos ser felizes e curtir a vida do jeito que ela é. Precisamos levar em conta e orar a Oração da Serenidade: “Deus, conceda-me a serenidade para aceitar aquilo que não posso mudar, A coragem para mudar o que me for possível e a sabedoria para saber discernir entre as duas. Vivendo um dia de cada vez, Apreciando um momento de cada vez, Recebendo as dificuldades como um caminho para a paz, Aceitando este mundo cheio de pecados como ele é, assim como fez Jesus, e não como gostaria que ele fosse; Confiando que o Senhor fará tudo dar certo Se eu me entregar à Sua vontade; Pois assim poderei ser razoavelmente feliz nesta vida e supremamente feliz ao Seu lado na outra. Amém. ” (Reinhold Niebuhr - 1892–1971). A primeira parte dessa oração é feita em todas as reuniões dos Alcoólicos Anônimos e Narcóticos Anônimos. Francisco de Assis, orava mais ou menos assim, porém, a oração elaborada sistematicamente é do teólogo estadunidense Reinhold Niebuhr. Mas, falar é fácil, porém, difícil é viver, crendo, esperando, e se conformando. Precisamos muito de oração e da ajuda do Espírito Santo. Oremos: ajuda, Senhor!   

Texto publicado no Jornal de Assis, Assis, SP, em fevereiro de 2014.

Obrigada, Senhor!

Foto: Pesquisa Google.

Sem comentários:

Enviar um comentário