quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

Se eu pudesse!

 



Há em nós um desejo intrínseco por poder. Talvez seja porque fomos criados à imagem e semelhança de Deus, porém, limitados em nossa humanidade. A verdade é que gostaríamos que as coisas fossem diferentes, quando não nos estão favoráveis. Porém, quando as coisas estão a nosso favor, queremos que continuem do mesmo modo. É uma vergonha. Nosso egoísmo, às vezes beira à insanidade. “Se eu pudesse”, é o nome de uma música antiga, escrita pelo cantor Nelson Ned (1947-2014), sucesso na voz de Antonio Marcos (1945-1992), onde ele fala que se pudesse conversaria com Deus, falaria dos seus problemas, também confessaria os seus muitos segredos. Ainda perguntaria se a felicidade existe realmente, ou se era apenas um sonho dele. Lamenta não saber rezar, por isso pede perdão. Lamenta ainda ter perdido seu tempo amando alguém que nunca soube o que é o amor. Diz que sabia que era impossível, mas queria tanto conversar com Deus, reconhecendo que naquelas horas tão tristes só Deus o ajudaria a esquecer aquela que não o amava. Mas, pensava que estava errado, pois achava que ele é quem deveria os seus problemas resolver. Finalmente, informa que seu rosto está molhado de tanto chorar por amor. Na linda música (https://www.youtube.com/watch?v=OP2B9xgjO5Y), notamos a tristeza de alguém que nunca aprendeu a orar e por isso pensa que não pode conversar com Deus. É uma pena, mas ainda existem pessoas que como o compositor escreveu, pensam que não podem falar com Deus. Entretanto, todos podem conversar com Deus, em nome de Jesus. É Deus mesmo que promete ouvir quem clama a Ele: “Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei. ” (Jeremias 29:12). Jesus Cristo de Nazaré, morreu na cruz, exatamente para rasgar o véu que nos separava do Deus Eterno. Oro, com toda a minha alma, para ninguém se sentir incapacitado de buscar o Pai do Céu. Ajuda, Senhor!!!

Texto publicado no Jornal de Assis, no dia 15 de fevereiro de 2023.
OBRIGADA, SENHOR!!!

Foto: pesquisa Google.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

A paz, até na adversidade!




Lembro-me de um cântico da igreja que cantávamos sobre a paz do Senhor, que dizia: “A Paz do Senhor, pra mim, pra você, a Paz do Senhor! ” Li em algum lugar que "A paz do Senhor é assim como o sol. Esperança e luz para você. Nos mostrando que a vida renasce no amor e que Deus é presente em nós." (Liséte Espíndola). Há um outro cântico, mais novo que diz: “Quando eu olho em você Eu vejo em você a paz do Senhor. Tenha paz com Deus irmão. Tenha Paz com Deus irmão. Tenha paz comigo. Você é meu amigo. Você é meu irmão.) Esse canto, Eu olho em você, é um chamado à paz, com Deus, com o irmão, com o amigo. Muito bom que seja assim. É o que precisamos em primeiro lugar. Porém, não podemos ter paz com ninguém, caso não a tenhamos conosco. Penso que esta é a causa primeira de culparmos a Deus e aos outros por tudo. Na raiz de tudo estaria a nossa insatisfação própria, a raiz de toda a amargura. O resultado é que se tornarão pessoas mesquinhas e soberbas. Precisamos ter piedade dessas pessoas, pois no fundo são inconformadas com elas mesmas e nutrem um grande sentimento de inferioridade, por isso, jamais terão paz, consigo mesmas, com os outros e até com Deus. Temos calma e tranquilidade, não temos perturbações, agitação, violência e guerra, quando estamos em paz. Não temos ira, desconfiança e qualquer outro sentimento negativo. Com paz seremos pessoas equilibradas e serenas, que são coisas desejadas por nós. Em um discurso de despedida de seus discípulos Jesus lhes disse: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. ” (João 14:27). Jesus deu-lhes o que era principal para eles na proclamação do Evangelho, pois, não pode haver evangelho e evangelização sem paz no coração. Oro, de todo o meu coração, alma e entendimento, para termos paz e vivermos com ela até o fim. Ajuda, Senhor!!!

Texto publicado no Jornal de Assis, no dia 01 de 02 de 2023.

OBRIGADA, SENHOR!!!

Foto: pesquisa Google.

A vida em questão!!!

 


A nossa tendência é crer que a vida deve ser boa, sem nenhum sofrimento. Quando estamos sofrendo pensamos que alguma coisa saiu mal, não deu certo, por erro nosso, por má sorte, ou até por castigo divino. Porém, a vida é inerentemente difícil. Desde o nascimento, a vida exige de nós força, coragem e resiliência. Não há uma pessoa sequer que não tenha passado por sofrimentos diversos no mundo. Muitos pensam que estão sofrendo mais que outros. Bobagem. Todos sofrem e choram neste mundo, de um modo ou outro. Mas, apesar de toda dor e sofrimento, vivemos e superamos as dificuldades, porque a graça de Deus nos assiste em todo o tempo. O seu amor e poder são agentes eficazes em toda a nossa história, nos ajudando a atravessarmos todo vale escuro. O apóstolo Paulo, que muito sofreu por amor a Cristo, nos dá esperança e fé, quando afirma: “Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados. Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos; ” (2 Coríntios 4:8). Enfim, por melhor que seja a nossa vida, ainda teremos dias de alguma dor e sofrimento. Precisamos estar cientes dessa verdade, para não ficarmos amargurados, na hora difícil. Quando a hora difícil chegar, podemos buscar o Deus que é nosso Pai Eterno e cuida de nós, com amor imensurável, basta crermos e orar. Nesse momento, consciente de todo o drama existencial, eu oro, para a graça de Deus, nos fortalecer a cada dia, a fim de não nos perdermos em tristeza e desolação. Ajuda, Senhor!!!

Texto publicado no Jornal de Assis, Assis, SP, hoje, 08/02/2023.

Obrigada, Senhor!

Foto: Pesquisa Google.