sexta-feira, 11 de setembro de 2020

Cremos!?

 

O Brasil é um país com maioria cristã, e cerca de 90% dizem que creem em Deus. Porém, uma coisa é se declarar cristão, católico, protestante, evangélico, pentecostal, neopentecostal, espírita e demais nomenclaturas, outra coisa bem diferente é ser cristão de verdade. Para fazer jus ao nome precisamos ser o mais parecido com Cristo possível, coisa que geralmente está muito longe da verdade. Ser cristão exige sacrifícios da mais variada ordem, e o que o homem moderno menos deseja fazer em todas as áreas da vida. Será que pelo menos na teoria nós cremos? Para sabermos isso precisamos conhecer pelo menos a primeira declaração de fé dos cristãos que é o Credo Apostólico, elaborado a partir de pequenas confissões batismais empregadas nas igrejas dos primeiros séculos, fundadas, formadas, dirigidas pelos apóstolos e por seus discípulos seguidores posteriormente. O Credo Apostólico e muito conhecido, e precisamos saber que não é uma oração, é uma declaração de fé. Se você não conhece, precisa conhecer para ver se você pelo menos crê de verdade no que está declarado desde os primeiros dias e séculos do cristianismo. Precisamos honrar nosso nome de cristãos, pequenos cristos, no mínimo sabendo as primeiras ideias. Mas, há um texto moderno de credo cristão, declarado por um teólogo protestante, Reiner Röhricht, que tem linguagem moderna, atual, que eu gosto muito. Diz assim: “Cremos em Deus. Não estamos sozinhos. Somos amparados. Somos livres. Cremos no Espírito Divino o Espírito de liberdade, que nos une para a Igreja universal. Cremos em Jesus Cristo, que anunciou o Reino da paz e, por amor a nós, morreu. Cremos que Jesus vive. Ele nos livra de culpa de angústia e morte, Ele nos ajuda a viver. Cremos no Deus que cria e preserva o mundo, que quer que cooperemos com ele para o bem do mundo e dos homens. Cremos no Deus vivo, que acaba e renova o mundo, que também guarda a nós e renova-nos para uma vida imperecível. ”  Lendo esse credo eu posso dizer com muita paz em meu coração que creio assim também, e oro para jamais deixar de crer. E você, crê? Oro com minha alma para que diga sim. Ajuda, Senhor!!!

Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam. Hebreus 11:6.

Texto publicado no Jornal de Assis, dia 09.09.2020.
Obrigada, Senhor!!!

Foto: Pesquisa Google.

2 comentários:

  1. Eu creio neste novo credo mas, na minha opinião ele é só a metade para sermos chamados de cristão; o obedecer é tão importante quanto o crer pois, se não provarmos o nosso crer com nossas obras de amor ao proximo!

    ResponderEliminar