quinta-feira, 23 de julho de 2020

No dia mal!!!

A depressão não é uma escolha. Ela mata por dentro, sufoca o peito ...

Eu sofro de depressão, faço tratamento médico, tomo remédio, porém, ainda não faço terapia com psicólogo, talvez por puro preconceito, ou falta de priorizar, sei lá. É assim que é, deveria fazer terapia com psicólogo (a), por recomendação médica, mas não faço ainda. Durante muito tempo tive preconceito e, portanto, não ia ao médico psiquiatra. Tinha o ranço de que depressão era coisa do Diabo, de demônio. Eu orava, jejuava, repreendia espírito de enfermidade, pedia perdão a Deus, porque achava que os sintomas de tristeza, desânimo, etc., era por falta de fé. Passava tempo de joelhos chorando, e meus sintomas não melhoravam. Havia dias que eu não sentia vontade alguma de levantar; incontáveis vezes me levantei e fui trabalhar por puro cumprimento do dever. Um dia, uma irmã querida me pediu para ir visitar uma colega dela que estava muito mal de depressão. Eu ainda não havia ido ao psiquiatra. Eu não tinha força alguma para ir conversar e orar com aquela jovem senhora. No limite das minhas forças, nós fomos. Tudo que a mulher que visitamos tinha eu tinha também. Mas, não tive coragem de falar, pois, uma pastora, uma mulher de fé, não poderia dizer que tinha tristeza, desânimo, coisas assim. Oramos e fui para casa, me sentindo uma covarde, falsa, enganadora. Tudo piorava por que eu cria, que se confessasse os meus sintomas, os irmãos da igreja iriam dizer exatamente o que eu pensava, e o pior de tudo, que não iriam me respeitar mais como pastora. Esse é o pensamento da igreja em geral, com alguma exceção, o pensamento daquela igreja que fere, não sara, porque é puramente humana, racional e não representa o Corpo de Cristo verdadeiro, que é a igreja saradora. Você não serve e nunca será uma boa pastora ou pastor se tiver depressão, é o pensamento. Lamento muito. Infelizmente, a maioria dos crentes pensa exatamente como eu pensava. Pela graça de Deus, não penso mais assim, porque não é assim. Depressão é doença que precisa ser tratada por psicólogos se ainda no início e com psiquiatra, remédio e psicoterapia quando mais grave. Com a medicação, tenho estado melhor, porém, há dias que estou mal ainda. Me falta a terapia, reconheço. Dias destes estive mal, querendo que o dia passasse; só pela graça de Deus, com muita oração, eu fui melhorando. Dou graças a Deus por isso. Porém, sei bem, que o amor de Deus me acompanha também no dia mal, porque “nada poderá nos separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor” (cf. Romanos 8:39). Oro, com toda a minha alma, para os crentes serem mais sensíveis e não pensarem erroneamente, nem julgarem os que sofrem. Ajuda, Senhor!!!
Texto publicado no Jornal de Assis, Assis, SP, em 22/07/2020.
Obrigada, Senhor!!!


 Foto: Pesquisa Google.

Sem comentários:

Enviar um comentário