quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

No frescor da manhã

"Aparecem as flores na terra, o tempo de cantar chega, e a voz da rola ouve-se em nossa terra." Cânticos 2:12.



Outro dia, no frescor da manhã, sai para contemplar o amanhecer. Vi uma pequena flor amarela que nasceu em um vaso abandonado no meio das plantas do nosso jardinzinho. Eu não a plantei, chegou sem ser convidada, mas nasceu, cresceu, floresceu e brilhou. É bela na sua simplicidade e cor. Dei as boas vindas a ela. Tirei os matos que estavam à sua volta, coloquei o vaso em outro local, onde fosse melhor  vista e pudesse ser contemplada como merecia. Fiquei imaginando que assim são com as pessoas, chegam em nossa vida e dão cor e graça ao nosso jardim existencial. Por essas pessoas agradeço ao Eterno. Obrigada, Senhor!

Para quê ser cristão?


Tenho dito, sem medo de errar, que o cristianismo é a melhor de todas as religiões, especialmente para as mulheres. Mas, uma pergunta que precisa ser respondida é: "para quê ser cristão?". Para ir morar no céu, é uma boa resposta, concordo com ela. Para ser perdoado dos pecados, também. Para ser curado, também. Para ser liberto, também. Para ter bençãos, também. Para tudo isso serve ser cristão. Mas o que adianta ser cristão se for só para isso? O que fazer antes de ir para o céu? O quê fazer depois que os pecados foram perdoados, a cura aconteceu, a liberdade chegou? Vamos ficar só nisso? Não será isso muito pouco para o tanto de sacrifício que Jesus fez na cruz? São milhares e milhares de pessoas que se dizem cristãs e tem uma vida muito pobre. Jesus disse que veio para nos dar vida e vida em abundância (João 10.10). Faço minhas as palavras do Pr. Carlos Queiroz: "Ainda acredito numa espiritualidade que nos torne mais humanos, mais próximos de Deus, das pessoas e de todo o meio ambiente de que somos parte; que possa gerar mais vida do que lucro material; mais virtudes do que sucesso; mais amor às pessoas do que apego às coisas; mais solidariedade do que competição; mais integridade do que religiosidade; mais renúncia do que egoísmo. Continuo sonhando ... Uma espiritualidade que combata toda forma de injustiça e opressão." É lamentável quando nosso cristianismo não nos torna mais humanos, solidários, virtuosos, íntegros. É vergonhoso quando um irmão tem raiva do outro irmão, não perdoa, não estende a mão, é preconceituoso. Que cristão é esse? Que discípulo de Cristo é esse? É uma vergonha para o Evangelho quando uma denominação cristã se arroga de dona da verdade e se ensoberbece. É pecado. O cristianismo não cresce quando as igrejas estão em guerra entre si. Não gosto de trazer a público o pecado da Igreja, gosto de falar sobre bençãos, sobre graça de Deus, sobre amor ... bons assuntos. Mas hoje, não me ocorreu nenhum desses bons assuntos. Me perdoe, senhor leitor, senhora leitora, mas hoje, desejo ser uma voz profética, desejo fazer lembrar os meus irmãos queridos, cristãos de todas as denominações: precisamos melhorar, urgentemente. Precisamos fazer da nossa vida algo melhor para o mundo. Precisamos que a nossa fé saia das quatro paredes, se encarne no dia a dia, nos torne pessoas melhores que lutam, sofrem e gemem por um mundo melhor, onde reine a alegria, a justiça e a paz. Uma espiritualidade que vise apenas o nosso bem-estar não combina com o Evangelho do Nosso Senhor Jesus Cristo. Ter uma fé egoísta, materialista, é desonrar Jesus. Que o Eterno nos livre dessa tentação. Ajuda, Senhor!!!

Texto publicado ontem (27.02.2014) no Jornal de Assis, SP.
Obrigada, Senhor!

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Amigo, simplesmente amigo

"Por causa dos meus irmãos e amigos, direi: Paz esteja em ti." Salmos 122:8


Uma das coisas que mais valorizo na vida é a amizade. Uma amizade sincera é alegria para a nossa alma. Pelas minhas amizades, dou graças ao Eterno. Obrigada, Senhor!!!

"Uma amizade nobre é uma obra de arte a dois." Paul Bouget.

Foto: Pesquisa Google.

domingo, 23 de fevereiro de 2014

Delícias do Dia!

Concílio do Distrito de Marília em 22.02.2014

Amanhecer com chuva. Concílio Distrital em Cândido Mota, SP. Ótima recepção. Reencontros agradabilíssimos. Bom desenvolvimento da reunião conciliar. Boa viagem de ida e vinda. Belíssimo entardecer. Céu azul. Nuvens brancas. Chegada em casa. À noite, boa reunião da Comissão de Organização do Acampamento de 01 a 04 de fevereiro próximo. Pizzas deliciosas. Dia produtivo. Descansar. Um tempo de grande proveito. Reconheço em tudo a boa mão do Eterno, por isso dou graças. Obrigada, Senhor! (22.02.2014)

"Graças te damos, Senhor Deus Todo-Poderoso, que és, e que eras, e que hás de vir, que tomaste o teu grande poder, e reinaste." Apocalipse 11:17.

sábado, 22 de fevereiro de 2014

Confissão




"Olha, Senhor, sou como um vaso vazio. Enche-o. Sou fraco na fé. Fortalece-a. Sou frio no amor. Permite que meu coração queime. Deixa que meu amor jorre sobre o meu próximo. Não tenho uma fé firme e forte. Às vezes, duvido e não consigo confiar completamente em ti. Senhor, ajuda-me. Aumenta a minha fé, permite que eu confie em ti. Sou pobre, tu és rico. No entanto, tu vieste para ter compaixão dos pobres. Eu sou um pecador, tu és justo. Sofro por causa do pecado. Em ti está toda a justiça. Fico contigo, pois de ti posso receber e não preciso dar."

Martinho Lutero.

Foto: Pesquisa Google

El asombro de un amor



"Dios no puede sino amar. Me ama como a su único, un amor que me excede hasta el final de mi vida. Razón para maravillarme, audacia para recomenzar una y otra vez. Amanece en mí la belleza del asombro, el asombro de un amor. Cada día es un hoy de Dios aunque piense que no soy digno. ¿Dejaré que Dios ponga en lo más hondo de mi ser el frescor de una fuente? Dios jamás me retira su presencia, Cristo me aguarda en lo más profundo de mí, aun cuando no lo sé." Hermano Roger de Taizé.

Foto: Pesquisa Google.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Alegria, naturalidade e leveza

"Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças." 
Filipenses 4:6.



Tenho lido e aprendido muito sobre viver bem cada dia. Tenho sabido que cada momento é único, que não devemos ficar olhando o passado e nem preocupados com o futuro. É impressionante como já sabemos disso, porém na prática não o fazemos. Tenho clamado por sabedoria e discernimento ao Espírito Santo, para que meus dias sejam vividos com alegria, naturalidade e leveza. Ajuda, Senhor!

"Apressa-te a viver bem e pensa que cada dia é, por si só, uma vida." Sêneca.

Foto: pesquisa Google.

Todas as coisas cooperam para o bem



Às vezes, ficamos magoados quando algumas coisas acontecem na nossa vida que não estavam previstas. Mas, o apóstolo Paulo diz que “todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” (Romanos 8: 28). Todos que amam a Deus foram chamados por Ele, atraídos pelo Seu amor. Não é possível alguém amar a Deus sem que esteja dentro do Seu propósito. Então a única pergunta que devo responder para saber se o que me aconteceu contribuirá para o bem é: amo a Deus? Sim, amo, com certeza será a resposta. Então, o ruim, inesperado, contribuirá para o bem. Podemos ter certeza absoluta disso. Deus não permitiria que algo acontecesse em nossas vidas se não fosse para nosso bem. Deus cuida de nós, Deus olha para todas as circunstâncias e tem a solução e encaminhamento para tudo. Podemos confiar, esperar, descansar. Devemos tão somente crer na sua palavra. É a verdade, a Bíblia deve ser a nossa cartilha. Devemos andar por ela. Penso que esta palavra do apóstolo Paulo é um mistério, mas quando começamos observar os acontecimentos da nossa vida percebemos que é isso mesmo, de fato e de verdade, todas as coisas cooperam para o nosso bem. Precisamos apenas crer e confiar. Muitas vezes as situações são indesejadas, mas depois de um tempo olhamos para trás e damos graças a Deus por elas. Gosto muito de um cântico cristão que canto desde pequena que diz: "Com Cristo no barco tudo vai muito bem, vai muito bem, vai muito bem. Com Cristo no barco tudo vai muito bem e passa o temporal. Passa o temporal, Passa o temporal. Com Cristo no barco tudo vai muito bem, e passa o temporal". Na hora do temporal tudo é difícl, insuportável, à vezes, mas depois que tudo passa concluimos que foi bom passarmos pelo temporal. Temos que fazer como o salmista que disse: "Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam." (Salmos 23.4). Muitas vezes não podemos entender, mas podemos crer. Crendo temos a vitória. Que o Eterno opere fé, confiança absoluta em nossos corações. Ajuda, Senhor.

Texto publicado ontem, 19.02.2014, no Jornal de Assis, SP.
Obrigada, Senhor!

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Tenho aprendido


"Fizeste-me conhecidos os caminhos da vida; Com a tua face me encherás de júbilo." Atos 2. 28.






Tenho aprendido muito. Aprendi que o passado e o futuro não devem me impedir de viver o presente. Cada momento, cada segundo é muito importante. Nas pequenas coisas estão o prazer da vida. Aprendi a valorizar infinitamente mais as coisas boas que o Senhor já me deu. Cada pequeno detalhe do meu dia é motivo para eu dar graças. Agradeço a Deus por tudo. Obrigada, Senhor!!!


Foto: Pesquisa Google.

Delícias de hoje



Café muito saboroso feito pela Roseli. Trabalho na Sala Pastoral. Supermercado. Casa limpa e cheirosa. Céu azul. Nuvens brancas. Conversa agradável com Lourdes CirinoMarcos LuizAna Keila CarvalhoLuca MartiniCaroline MartiniVaniaak CamargoEliana Estevam EmilioEliana Alves CamposProfeta Fernando Scarabelo,Alfran Abrantes DiasRachel Silveira Wrege. Obrigada, Senhor!

"Agora, pois, ó Deus nosso, graças te damos, e louvamos o nome da tua glória." 1 Crônicas 29:13

Foto: Pesquisa Google.

Deleites cotidianos

 



Café italiano com queijo branco, o telefonema de um amigo, abraço apertado, elogio dado, elogio recebido, comida saborosa, um sorvete de fruta, um sorvete de chocolate branco, pipoca, suco de limão, biscoito com laranjada, fatias de presunto, madrugada, relâmpago, trovão, pingentes de chuva. Um novo dia. Domingo. Por tudo dou graças ao Eterno. Obrigada, Senhor!  (09.02.2014)

"A ti, ó Deus, glorificamos, a ti damos louvor, pois o teu nome está perto, as tuas maravilhas o declaram." Salmos 75:1.

Foto: Pesquisa Google. 

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Chuva boa.

"Ele dá a chuva sobre a terra, e envia águas sobre os campos."
Jó 5:10.
 



Chove mansa e suavemente em Assis, SP. Reconheço que é benção do Eterno sobre nossa terra, resposta à oração do povo de Deus. É um deleite para a minha alma. Por essa deliciosa chuva dou graças ao Eterno. Obrigada, Senhor!
 
"Chove, chuva, choverá. Quem estiver em casa alheia alguma coisa comerá". (Domínio público).
 
Foto: Pesquisa Google.

Com paciência e tempo

"Sede pois, irmãos, pacientes até à vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba a chuva temporã e serôdia." Tiago 5:7.



Força e raiva não são ingredientes para tomar uma boa decisão, ao contrário, cooperam para fazermos o pior. Com paciência e tempo, normalmente alcançamos aquilo que esperamos e precisamos. Oro para o Eterno nos dar graça e operar paciência em nós. Ajuda, Senhor!

"Paciência e tempo dão mais resultado que força e raiva". La Fontaine.

Foto: Pesquisa Google.

Pensando bem!

"Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. " Filipenses 4:8.



Você é aquilo que você pensa. Por isso temos que ter domínio sobre nossos pensamentos. Com a ajuda do Espírito Santo podemos ter discernimento e pensarmos apenas o melhor, o justo e necessário. Ajuda, Senhor!

"Pensamentos conduzem a sentimentos. Sentimentos conduzem ações. Ações conduzem a resultados". T. Haarv Eker.

Foto: Pesquisa Google.

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

O amor está no ar!?


Quando o amor está no ar tudo é diferente. O calor não incomoda, o frio é para o aconchego, o pão é repartido. Tudo simples, assim. Ah, mas quando o amor não está no ar o problema está plantado e se não for arrancado criará raízes profundas que maltratarão a alma, levando fatalmente à morte. Falando de amor outro dia no meu blog (http://blogdarailda.blogspot.com.br/) um amigo me perguntou: que amor é esse, é amor romântico? Respondi que era amor de todas os tipos, não apenas amor romântico. Pois bem, agora é a mesma coisa, é também amor romântico, mas não apenas amor romântico. É todo tipo de amor. O problema é que nossa sociedade supervaloriza o amor romântico e não presta atenção no grande valor de todas as formas de amor. Amor de mãe, amor de filho, amor de pai, amor de filha, amor de amigo, amor de irmão. Não vou discorrer sobre as diversas feições do amor, como o faz especialmente o pensamento grego. Vou falar claramente o que penso sobre quando o amor está no ar. Todo tipo de amor quando está no ar valoriza a vida, a torna boa, agradável de ser vivida. Agora, quando o amor não está no ar, a vida é um peso insuportável. Passar por lutas, dificuldades, frustrações, sem amor é um processo doentio que falece as energias dos mais fortes. Só o amor dá condições físicas, emocionais, espirituais para vencermos as inúmeras vicissitudes da história humana. Uma mãe por amor ao seu filho o visita na cadeia e leva o possível que ele gosta e precisa. Um pai que ama o seu filho vai até os confins da terra em busca de sustento para ele, não mede esforços e sacrifícios para suprir todas as necessidades do filho amado. Uma filha que ama a mãe a leva pelos braços quando suas pernas já não são capazes de caminharem sozinhas. Um amigo que ama abraça o amigo sofredor na hora da dor e o aplaude na hora que sobe ao pódio. É assim, simples e belo, quando o amor está no ar. Mas quando o amor não está no ar, são corações amantes feridos, pais e filhos abandonados, pessoas sem amigos, solitários, doentes. Por isso penso que a nossa maior necessidade humana é de amor. Quando amamos tudo se resolve, eu creio. Penso ainda que podemos e devemos colocar o amor no ar. Deve estar em nossos corações o desejo e a determinação de amar. Ora, se amar é melhor, por quê não amar? O apóstolo Paulo escrevendo aos crentes de Roma disse: "O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor." (Romanos 13. 10). É difícil amar às vezes por causa do perfil do outro, porém, se estamos determinados a amar, vamos amar. Vamos ter atos de amor que vencerão as barreiras, as diferenças, levarão ao perdão sincero. Pela nossa capacidade humana é difícil, mas com a ajuda do Espírito Santo é possível. O mundo chora, geme e adoece por falta de amor. Que nós sejamos capazes de decidir por amar. Vamos colocar o amor no ar. Ajuda, Senhor!


Texto publicado no Jornal de Assis, hoje.

Obrigada, Senhor!

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Uma triste colheita!

"E, se pecar contra ti sete vezes no dia, e sete vezes no dia vier ter contigo, dizendo: Arrependo-me; perdoa-lhe." Lucas 17:4.



Quando alguém faz algo contra nós ele faz mal a si próprio em primeiro lugar. A colheita de um mal feito é inevitável, não tem como ser diferente, é irreparável. Lamento por eles. Que o Eterno nos capacite a não fazer mal a ninguém. Ajuda, Senhor!!!

"Se você for magoado por um amigo diga a ele: 'Eu o perdoo pelo que me fez, mas como poderia perdoá-lo pelo que fez a si mesmo?'"  Nietzsche.

Foto: Pesquisa Google.

sábado, 8 de fevereiro de 2014

Glória pessoal?

"Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;" Ap 3:17


Querer a glória é a prova cabal da insanidade humana. Qualquer ser humano, com a menor consciência dos fatos, sabe que é limitado. Na superação de nossas limitações está a possibilidade de melhorar. Ajuda, Senhor!

"Quem pretende apenas a glória não a merece." Mario Quintana.

Foto: Pesquisa Google.

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Caroline Martini, advogada!

"Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo."
1 Coríntios 15. 57.


Caroline Martini e Ev. Dário Martini


Nessa semana tive o privilégio e a alegria de participar na UNIMEP, Campus Taquaral, Piracicaba, SP, da Colação de Grau em Direito da Caroline Martini, filha do Ev. Dário Martini. A solenidade foi emocionante. Os diversos discursos foram unânimes em apreciar o valor do Direito e a sua significante importância na sociedade. Sem o Direito o povo perece. Pude contemplar a alegria de todos presentes, mas especialmente compartilhei da plena satisfação do pai, filha e familiares. Como o salmista eles também puderam dizer: "Grandes coisas fez o Senhor por nós, por isso estamos alegres". (Salmos 126.3). Foram cinco anos de dedicação, esforço e sacrifício que valeram a pena. Pegar o Certificado de Conclusão de Curso é prova cabal de que nada foi em vão. Louvamos ao Eterno pelo tudo presenciado. Obrigada, Senhor!

"A força do direito deve superar o direito da força."
Rui Barbosa.

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

A sociedade humana e o amor


Confesso que tenho muita dificuldade em aceitar algumas coisas em nossa sociedade, porém, não tenho o direito de não respeitar a liberdade de pensamentos e de escolha. A liberdade é uma das melhores coisas que podemos ter na vida, porém, a liberdade do outro deve ser primordial para nós. Voltaire disse: “Posso não concordar com uma só palavra do que dizeis, mas defenderei até a morte vosso direito de dizê-lo.”  Sei que Deus nos criou livres, para o amor e a convivência amorosa e pacífica. Conviver pacificamente com o outro é talvez o maior desafio para a sociedade humana. Nela estão inseridas pessoas diferenciadas por etnia, religião, pensamentos, gostos, caráter, personalidade e muito mais. Em uma sociedade de patos só tem patos, de leopardos, só tem leopardos. Agora, conviver com o outro, é talvez o grande drama humano. Penso que apenas o amor pode superar as diferenças e não é qualquer amor não, apenas o amor ágape, amor de Deus e garantir a liberdade de todos. É comum pensar que a justiça garanta a liberdade, pode ser que garanta, mas promover não. Quem promove, faz acontecer a liberdade é o amor. Jiddu Krishnamurti, (1895 - 1986)  filósofo, escritor, e educador indiano disse: "Liberdade e amor andam juntos. Amor não é reação. Se eu o amo porque você me ama, trata-se de mero comércio, algo que pode ser comprado no mercado. Amar é não pedir nada em troca, é nem mesmo sentir que se está oferecendo algo. Somente um amor assim pode conhecer a liberdade." Um dos textos mais belos da Bíblia é do apóstolo Paulo sobre o amor. Ele diz: "Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria. O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá; Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos; Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado. ... Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor." (1 Coríntios 13:1-13). O apóstolo Paulo e o filósofo Jiddu valorizam o amor plenamente. Eu também. Sei que nada somos sem ele, andamos cambaleantes, mortos em vida, quando não amamos e não somos amados. Que o Eterno opere abundande amor em nossos corações, a fim de vivermos em paz e liberdade, é o meu clamor. Ajuda, Senhor.

Texto publicado hoje no Jornal de Assis.
Obrigada, Senhor.

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Liberdade é vida

"Conhecereis a verdade e a verdade vos libertara." João 8:32


A liberdade é uma das melhores coisas que podemos ter na vida, porém, a liberdade do outro deve ser primordial para nós. Ajuda, Senhor!!!

“Posso não concordar com uma só palavra do que dizeis, mas defenderei até a morte vosso direito de dizê-lo.”  Voltaire.

Foto: Pesquisa Google.

Viver por uma causa

"Mas não sereis vós assim; antes o maior entre vós seja como o menor; e quem governa como quem serve." Lucas 22:26.


É de inestimável valor homens e mulheres que não colocam no dinheiro e no poder a sua vida, antes se sacrificam por uma causa. Fortalece-os Senhor!!!

"Ser grande, é abraçar uma grande causa." William Shakespeare.

Foto: Pesquisa Google.

Amor, sempre amor!!!

"O amor nunca falha ..." 1 Coríntios 13:8.



O que salva a humanidade é o amor. Aí de nós se não tivermos amor. Nada na vida vale a pena, tudo é tristeza e desencanto se nossas vidas estiverem sem um mínimo de amor. O sentido de nossa existência está em amarmos e sermos amados. Que o Eterno encha nossos corações de amor. Ajuda, Senhor.

"Liberdade e amor andam juntos. Amor não é reação. Se eu o amo porque você me ama, trata-se de mero comércio, algo que pode ser comprado no mercado. Amar é não pedir nada em troca, é nem mesmo sentir que se está oferecendo algo. Somente um amor assim pode conhecer a liberdade." Jiddu Krishnamurti.

Foto: Pesquisa Google.