domingo, 23 de janeiro de 2011

Restauração dos Apóstolos!!!

"Cuide das minhas ovelhas" João 21. 17


Ivo Prado
 
No evangelho de João capítulo 21 temos:-"Jesus e a Pesca Maravilhosa" e "Jesus Restaura a Pedro". Numa leitura bem atenta, podemos notar: Pedro e os demais discípulos estavam desanimados e tristes após a morte de Jesus, mesmo sabendo da sua ressurreição. Voltam para suas atividades antigas que era a pesca, mas nem nisso tiveram sucesso. Voltavam a viver uma vida medíocre.

Mas, o encontro com o Mestre muda radicalmente tudo:

1. Jesus transforma a frustrada pescaria em abundância de peixes.
2. Os discípulos passam a cooperar entre si quando todos arrastam a rede para a praia.
Os peixes são de todos, por isso nenhum é perdido.
3. Jesus alimentando os discípulos com pão e peixe mostra-nos sua preocupação com as nossas necessidades. (Filipenses 4.19)
4. Jesus dá-nos o exemplo servindo os discípulos. Ele que tinha todo o poder nos céus e na terra.
5.Quem ama confronta. Jesus se dirige a Pedro confrontando-o. Muitas vezes tememos confrontar as pessoas. O amor gera em nós a obrigação de conduzir nossos queridos ao caminho correto. Isso acontece quando Jesus se dirige a Pedro lhe perguntando por três vezes a respeito de seu amor ao Mestre. Por três vezes Pedro havia negado o Mestre antes de sua morte. Mesmo após a ressurreição não tivera um momento de conversa com Jesus. Havia um grande peso em sua vida. Vemos Jesus no texto tomando a iniciativa e fazendo Pedro reviver o momento em que por três vezes o havia negado. O que significa hoje essa restauração? Pedro foi restaurado. Junto com Pedro os demais discípulos também o foram, pois todos também estavam sentindo o peso da covardia por terem fugido nas horas de agonia do Senhor Jesus.
6. Nosso relacionamento com Jesus deve ser de amor.
7. Jesus comissiona a Pedro, e por consequência aos demais, quando diz: 15B- "Cuide dos meus cordeiros" (líder de um grupo de pequenos cordeiros) - 16B - "Pastoreie as minhas ovelhas "(pastor de um grupo de ovelhas aptas a gerarem) - 17 B "Cuide das minhas ovelhas" (carinho do pastor no trato de um grupo maior de ovelhas adultas). Sendo sinceros, sendo transparentes, quantas vezes nós precisamos de aconselhamento, de palavras de ânimo que nos tragam de volta à alegria das boas pescarias. E pescaria de rede é melhor ainda pois necessita da força e cooperação de todo o grupo. E pescaria sob a Palavra do Senhor é muitíssimo melhor, pois as redes vêm cheias, sem romper-se e sem a perda dos bons peixes.

Ajudando a recolher a rede,

Ivo Prado.

Obs.  Comentários baseados em leitura na versão NT. da NVI, Evangelho de João 21. 1 a 17.

Sem comentários:

Enviar um comentário