quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Onde está a alegria?

Gosto muito de uma canção que diz assim: "A alegria está no coração de quem já conhece Jesus. A verdadeira paz só tem aquele que já conhece a Jesus" (domínio público). O apóstolo Paulo falando aos Filipenses disse: "Alegrai-vos sempre no Senhor, outra vez digo: alegrai-vos". (Fp 4. 4). Na vida podemos ter momentos agradáveis que nos dão prazer, trazem a alegria, mas eles passam. E se não estivermos com o nosso coração em paz, cheio da presença do Espírito Santo, vamos nos entristecer rapidamente, ainda mais se passarmos por momentos de lutas e dificuldades. A nossa alegria não pode depender das circunstâncias. Nós devemos estar e ficar bem, independentemente do que esteja acontecendo de desagradável conosco. Sei que é difícil compreender isso, mas, é a verdade. Se a nossa a vida está nas mãos de Deus, se entregamos a Ele a nossa história, não precisamos temer. O tempo da dificuldade vai passar. Deus entrará com a providência e todos os obstáculos serão vencidos. Quando estamos fracos é o momento da maior graça de Deus em nossas vidas, pois aí não dependemos de nós, dependemos totalmente de Deus e Ele supre todas as nossas necessidades. Naqueles momentos de maior tristeza e dor podemos buscar Deus, podemos clamar por sabedoria, estratégia, coragem, força e suprimentos. Ele escuta a nossa oração e vem em nosso socorro. O salmista elevava os olhos para os montes e perguntava de onde viria o seu socorro? O seu socorro viria do Senhor que fez o Céu e Terra. (Sl 121.1 e 2). É também essa a certeza do crente. Os olhos vão para os céus, na terra não há a solução, mas do alto vem tudo que precisamos. Gosto também de um hino que diz que Deus proverá, Deus cuidará, Deus velará por nós. Fala para não desanimarmos. Assim deve ser, devemos confiar no amor e cuidado do Eterno para conosco. É uma benção ter fé em um Deus que cuida de nós. Talvez Ele não nos dê tudo que queremos ou pedimos, mas nos dará com certeza tudo que precisarmos, pois Ele é o nosso pastor e nada nos faltará (Salmos 23). Oro para nossa fé ser fortalecida a cada dia, a fim de que a alegria do Senhor encha os nossos corações. Ajuda, Senhor!

Texto publicado hoje, 20.08.2014, no Jornal de Assis.
Obrigada, Senhor!

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

O galo estava com insônia


"E Deus criou ... toda a ave de asas conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom." Gênesis 1:21.



Eu gosto de acordar de manhã com o canto do galo; me lembra quando eu passeava na casa de meus avós Juca Marinho e Laudelina (in memorian), na Fazenda Ponte Alta, município de Altair, SP, onde nasci. Era uma delícia. Ontem, estava dormindo na casa de minha irmã e amiga Eliana Alves Campos, em Ourinhos, SP, onde parei, vindo de Bauru, SP. Um galo da vizinhança devia estar com insônia e logo após a meia noite começou a cantar. Foi inusitado. Curti o concerto vocal até dormir, porque eu não estava insone como ele. Pela criação e beleza do cantor dou graças ao Eterno, mas pelos que não dormem por causa da cantoria peço o socorro do Pai. Ajuda, Senhor!!!

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Assim é a nossa vida

Na segunda-feira passada, 11.08.2014, logo pela manhã, minha amiga Missionária Néia Ferreira, me ligou e falou que estava triste pelo falecimento de um amigo da juventude, com quem jogou basquete na quadra do Clube Recreativo de Assis. Fiquei triste com ela. Falamos dos familiares do  amigo e da tristeza da perda. Ela concluiu: - Assim é a nossa vida. Sim. Assim é a nossa vida. Cheia de surpresas, agradáveis e desagradáveis. Alguns fatos desagradáveis superamos com maior facilidade, pois de uma forma ou outra os esperávamos, porém, há fatos inesperados que doem muito mais, exatamente por isso, porque não eram esperados. Para tudo e todos os momentos devemos ter fé. Fé na graça de Deus que nos capacita a vivermos cada dia, sem duvidar que Ele está conosco porque como um pai se compadece de seus filhos Ele se compadece de nós e nos ajuda (Salmos 103. 13). Sem a certeza do cuidado e do amor de Deus a vida fica muito mais difícil, penso que insuportável. Outro dia, falando com uma senhora muito sábia, a Da. Maria (Maria José da Silva), eu disse que não sabia como alguém vivia sem fé em Deus. E ela respondeu - É, e vivem. Concordei com ela, são tantas as pessoas que vivem sem fé. Mas, creio que haverá um dia em que sentirão falta de Deus. Talvez não saberão nem como orar. Sentirão falta do Pai Celeste que consola, conforta, abriga, ajuda, nas horas que pessoas não podem fazer nada. Não há ninguém que possa viver sem depender de Deus em algum momento de sua história. Não há um sequer que seja capaz de tudo, em todo o tempo. Todos os seres humanos são limitados. É tão bom saber da nossa limitação e conhecer um Deus que nos ajuda nas horas difíceis. Jesus veio para nos levar até esse Deus, o Pai. Ele disse: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." (João 14:6). Crendo em Jesus, através do seu nome, adentramos a sala da casa do Pai. De lá recebemos tudo que precisamos para a nossa vida. Não tenho dúvida que o melhor é confiar em Deus. Podemos entregar inteiramente nossas vidas a Ele, depender Dele para tudo. Não podemos, em hipótese alguma, desejarmos algo novo e melhor para nós sem considerarmos o amor e o cuidado Dele para conosco. Que nossos corações sejam cheios do amor do Pai; toda tristeza, desânimo, caia por terra, em nome de Jesus; que o Espírito Santo nos dê sabedoria, discernimento, consolo e força para a vida; a esperança renasça em nossos corações e a Luz de Deus brilhe em nós, hoje e para sempre. Ajuda, Senhor! 

Texto publicado dia 13.04.2014, no Jornal de Assis.
Obrigada, Senhor!

Ganhar e perder na vida.


"Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu." Eclesiastes 3:1

A vida é uma variável de perdas e ganhos. As perdas são independentes da nossa vontade. Os ganhos, na sua maioria, dependem de nós. Ganhamos na vida, normalmente, com aquilo que sabemos e podemos. O saber depende em parte de nossos dons naturais e em parte do que estudamos e aprendemos. O que podemos está relacionado com as nossas possibilidades físicas, emocionais e espirituais. Conviver com perdas e ganhos exige muita maturidade. Os ganhos devem ser vistos com humildade e gratidão a Deus. As perdas, como fatos a serem superados. Tudo faz parte da vida. Com a graça do Eterno vamos tecendo nossa história. Ajuda, Senhor!

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Aos papais com carinho

"E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te." Deuteronômio 6:7.

Queridos pais, fico muito feliz com o Dia dos Pais dedicados ao senhores. Grande honra Deus lhes concedeu, a de serem capazes de gerar filhos. A Bíblia diz que o homem é bem-aventurado quando é pai (Salmos 127:5). Porém, a quem muito se deu, muito se exigiu (Lucas 12:48). A tarefa de um pai não é brincadeira, água com açúcar, é tarefa para fortes, não é para qualquer um. Ser o pai biológico é até muito agradável, gera prazer, porém ser o pai de verdade exige mais um pouco. Pais biológicos existem aos milhões por aí, em toda parte, em toda hora. Porém, pais que sejam dignos do nome, que fazem jus ao chamado, ah, esses estão em falta. Normalmente, os apenas biológicos, deixam grande parte de suas tarefas para as mães sobrecarregadas, são distantes e fúteis. Ser pai é estar junto, ser solidário, participativo, ter atitudes coerentes, educar bem, considerando o potencial de cada filho, percebendo  o que cada um traz de si para a relação pai e filho, a fim de responder de maneira eficaz em todas as situações pertinentes a todos. Cada filho é de um jeito e para levar isso em conta se torna necessário que o pai seja sábio e tenha um bom jogo de cintura. Ser pai é algo sobrenatural. A tarefa não é fácil, é acompanhada de frustrações, sofrimentos, porém vale a pena. Ser pai é sempre poder para marcar presença na vida de alguém, fazer a diferença, marcar território, se eternizar. Um pai é mais que um amigo, mais que um herói, é um mentor que forma o caráter e determina a história de vidas que gerou. Por todos os pais damos graças ao Eterno e por por eles oramos: Que o Senhor os abençoe muitíssimo, alargue as suas fronteiras, tenha sobre todos a sua mão de poder, protegendo, livrando de todo mal, de tal sorte que nenhuma aflição lhes sobrevenha, em nome de Jesus. Recebam minhas felicitações e abraço, queridos papais da Igreja Metodista em Assis.
Texto publicado dia 10.08.2014, no Boletim da Igreja Metodista Assis.
Obrigada, Senhor.

Dia dos Pais


No próximo domingo comemoraremos o Dia dos Pais. Fico pensando na beleza e no privilégio de poder gerar vidas. A bíblia diz que os filhos são herança do Senhor (Salmos 127.3). Mas a quem muito se deu, muito se exigiu. Quando um homem se torna um pai ele passa a ter muito mais responsabilidade com a família, sociedade. Deverá sustentar, educar seus filhos dignamente. A atenção, o amor, o carinho e proteção devem ser redobrados. A paternidade é dom de Deus e penso que o próprio Deus ajuda os homens a criarem seus filhos, caso estes O busquem. Por estes dias li algo bonito, transcrevo aqui: "Pai, olho tuas mãos Elas são importantes na construção de teus filhos Que elas saibam ser firmes no orientar Serenas no amparar Que elas não fujam ao dever de punir E não se aviltem por agredir  Tuas mãos, pai Devem ser o exemplo do teu trabalho E que não se abram apenas materialmente Que isso é um modo de fechar a consciência Mas que, ao abri-las estejas abrindo muito mais O teu coração e a tua compreensão  Teus olhos, pai, que responsabilidade eles têm Que eles vejam as qualidades de teus filhos Por pequenas que sejam para que as faças crescer Mas que não deixem de ver os defeitos e as falhas Porque pode ser teu o dever de corrigi-las  Não te consideres, pai, sem defeitos Mas que isso não te desobrigues Da perfeição de ensinares o que sabes certo Ainda que tu mesmo tenha dificuldade em segui-lo Mais importante do que consegui-lo Sem dúvida será lutar por ele  Pai, o que se quer de ti É que pai sejas No conceber por amor No receber por amor No renunciar por amor No amor total dos filhos que Sem teu amor Perderão o significado da própria vida  Pai, estás presente no sangue Na herança biológica Na cor, no nome, na língua Tudo isso, porém, desaparecerá Senão te fizeres presente no coração." (http://www.mensagenscomamor.com/poesias_dia_dos_pais.htm#ixzz39SL4x7cA).  Oro com todo o meu coração pelos pais, que o Senhor os abençoe muitíssimo, alargue as suas fronteiras, tenha sobre vocês a sua mão de poder, protegendo, livrando de todo mal, de tal sorte que nenhuma aflição lhes sobrevenha, em nome de Jesus. FELIZ DIA DOS PAIS. PARABÉNS A TODOS.

Atenção: O Dia dos Pais já aconteceu. Publiquei aqui, após. Por isso o verbo está no futuro.

Texto publicado no Jornal de Assis no dia 05 de agosto de 2014.
Obrigada, Senhor!

Tudo vai melhorar!!!

"Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais." Jr 29. 11. 


Às vezes, não estamos muito bem e não sabemos como fazer para melhorar. Mas, com oração, esforço, decisões arrojadas, podemos mudar a nossa história. Devemos sempre fazer algo que está ao nosso alcance para melhorar. Porém, o principal de tudo é confiar em Deus. Entregar inteiramente nossas vidas a Ele, depender Dele para tudo. Não podemos, em hipótese alguma, desejarmos algo novo e melhor para nós sem considerarmos o amor e o cuidado Dele para conosco. O Profeta Jeremias é o profeta chamado de chorão porque muito sofreu, individual e coletivamente, com o Cativeiro de Judá (Exílio na Babilónia: 598-537 aC). Ele advertiu o povo quanto ao Juízo iminente de Deus, e insistiu para que se voltasse ao Senhor e endireitasse suas veredas, pois o Senhor ainda o amava ternamente. Declarou sua confiança no Deus que é sempre fiel e mostrou ao povo de Israel e a nós, que Deus manterá seu relacionamento conosco, basta que o queiramos. Ao colocar em primeiro plano os valores espirituais, tendo um relacionamento íntimo com o Senhor, podemos esperar e ter um novo tempo, muito melhor do que antes. Muitas vezes, em sua longa carreira, Jeremias ficou desanimado e necessitou a confirmação do apoio de Deus, mas, mesmo em adversidade, não deixou de invocar ao Senhor (Jr 20:7-13). Como Jeremias, às vezes, estamos muito tristes e desanimados, mas, como ele, devemos esperar no Senhor porque as suas misericórdias não tem fim, renovam-se a cada manhã (As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim. Lamentações 3.22). Que nossos corações sejam cheios do amor do Pai, toda tristeza, desânimo, caia por terra, em nome de Jesus; a esperança renasça em nossos corações e Sua Luz brilhe em nós, para sempre. Ajuda, Senhor! 

Texto publicado no Boletim da Igreja Metodista em Assis no dia 03 de agosto de 2014.
Obrigada, Senhor!