segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Bons desejos!!!

"O bom siso te guardará e a inteligência te conservará." Provérbios 2. 11.


Nossos desejos nos mobilizam. O problema é saber se o que desejamos é de fato bom. Para sabermos isso precisamos de muito discernimento, a fim de não nos movermos por algo que não valha a pena. Caso não façamos nossas escolhas pela razão, levando em conta todas as suas variantes, corremos o risco de entrarmos em uma enrascada que nos faça sofrer. Se isto ocorrer, apenas, após muito sofrimento, mudaremos; deixaremos de desejar e correr atrás daquilo que mais mal do que bem nos faça. Sempre somos procurados para darmos nossa opinião a respeito de assuntos pessoais, muito diversos. Sei que algumas vezes dei a minha opinião, coisa que jamais deveria ter feito. A decisão deve ser da pessoa que está vivendo a sua situação, jamais devemos dar a nossa opinião pessoal para alguém, por mais chegado que seja. A vida é dela, as decisões são dela. O peso de nossas próprias decisões devem ser a nossa ocupação. Não devemos ter medo de dizer que não sabemos. Devemos sugerir que pensem mais, orem, jejuem até, se for necessário, avaliem as vantagens e desvantagens, os prós e os contras, antes de tomarem qualquer decisão. Outro dia dei um conselho para uma amiga por telefone. Ela estava em dúvida e me ligou, na pressa, falei    o que eu pensava. Infelizmente, alguns tempo depois, ela me ligou dizendo que aquilo que eu sugeri não havia dado certo. Era um assunto sentimental. Lamentei profundamente. Decidi que não vou dar mais minha opinião. Vou dizer: não sei! Por quê não sei mesmo. Não sei nem o que é melhor para mim, vou saber o que é melhor para outrem? Uma das coisas que mais anseio na minha vida é por discernimento. A falta dele é que nos faz errar e ainda nos leva a levar outros ao erro. Que saibamos julgar nossos desejos, que não nos movamos por eles, mas pelos desejos de Deus para as nossas vidas, pois estes sim, são bons, agradáveis e perfeitos. Entendo que seremos muito felizes se fizermos apenas a vontade do Pai. Jesus nos ensinou a orar assim: "Seja feita a Tua vontade".

"A indagação mais importante que devemos ter sempre diante de nós é a seguinte: Estamos fazendo a coisa certa?" 
Leon Tolstoi.

Foto: Pesquisa Google.

domingo, 28 de outubro de 2012

Tudo nas mãos de Deus!!!


"O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus." Filipenses 4:19.


Quando morava em Penápolis, SP (1981 a 1998), conheci uma irmã muito crente. Confesso que na ignorância de minha juventude não concordava muito com o pensamento dela. Para tudo que ia fazer ela orava, até para ir à loja comprar um vestido. Eu pensava que isso não era necessário, com a minha capacidade eu poderia muito bem ir ao comércio e efetuar a compra que eu quisesse. Mal sabia eu que a errada e tola era eu e não a minha querida, mui amada irmã Líria Prudêncio, que hoje vive em Campinas, SP. Aprendi com ela, com a vida, que o melhor de tudo é orar sempre, pedir a Deus a sabedoria, o discernimento, para as coisas pequenas, simples e para as coisas maiores, mais complexas. Louvo a Deus pela vida da irmã Líria, pelo tanto que com sua vida e testemunho me ensinou. Obrigada, Senhor!!!

“Se você se dispuser a confiar no maravilhoso Senhor da vida, vai encontrar nele tudo de que precisa.” Smith Wigglesworth.

Foto: Pesquisa Google.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Verdades que não são mais verdades!

"Examina-me, SENHOR, e prova-me; esquadrinha os meus rins e o meu coração." Salmos 26:2. 




Com uma olhada no pensamento de antigamente, notamos rapidamente, que muito do que era tido como verdadeiro ontem, hoje não é mais. Um deles é que os jovens que foram criados na fé cristã não agem fora da lei, portanto, não são presos. Içami Tiba disse que: "Os responsáveis que levam o filho para a igreja, não vai buscá-lo na cadeia." Infelizmente, para nossa grande tristeza e constrangimento, isto não está acontecendo mais. É lamentável que ocorra isto. Um cristão deveria ter um caráter ilibado e nos causa vergonha quando sabemos do mau testemunho de muitos. Com a boca proclamam a fé e com atitudes nefastas  esconjuram-na. Não esperamos perfeição, pois impossível é, queremos apenas um pouco de coerência entre a teoria e a prática. Não estou julgando, nem condenando, de maneira alguma. Sei que não tenho condição alguma de atirar a primeira pedra, não atiro, quero simplesmente ser o mais fiel possível às exigências cristãs. Oro com meu coração para o Eterno me ajudar a ser digna de ser chamada cristã. Ajuda, Senhor!!!

"Um grama de testemunho vale mais que uma tonelada de propaganda." William W. Ayer.

Foto: Pesquisa Google.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Sofrimento e vida!!!

"E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito." Romanos 8:28.


O sofrimento humano é uma realidade. Não pode ser negado como muitas religiões fazem. Também não pode ser considerado como algo maligno, como muitas correntes evangélicas apregoam e fazem uso da superstição para a libertação do mesmo; o que em sua maior parte não ocorre e provoca maior problema ainda, acarretando a incredulidade e a raiva de Deus. Com isso, não digo que o sofrimento deva ser buscado, desejado, digo que deve ser enfrentado, vivido com fé, sabedoria, força e paciência. Além da fé em Deus há alguns meios que nos ajudam, entre eles termos idéias e ideais que nascem a partir dos mesmos. Exemplo: alguém que perdeu uma pessoa achegada de câncer entrar para uma instituição que ajude pessoas que também tem a mesma doença. Viver é um grande desafio. Viver bem apesar das dores, é maior ainda. Também temos que saber que há graça no sofrimento, não estamos sós, Deus está conosco conforme o Pr. Nino delineia no seu livro Há graça no sofrimento? Recomento a leitura, é muito bom. Sou muito grata ao Pai pela sua maravilhosa graça,  presente em minha vida nos meus momentos de grande solidão e dor (cf.  http://www.scribd.com/doc/56151903/Vitoria-Sobre-a-Tragedia-Pra-Railda-Marinho). Obrigada, Senhor!!! 

"Tente excluir a possibilidade de sofrimento que a ordem da natureza e a existência do livre arbítrio envolvem, e descobrirá que exclui a própria vida." C. S. Lewis.

Foto: Pesquisa Google.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

A mentira campeia à solta!

"Suave é ao homem o pão da mentira, mas depois a sua boca se encherá de cascalho." Provérbios 20. 17.


O mundo está cheio de mentiras. Os relacionamentos se mantêm em grande parte por ela. Os negócios normalmente são feitos em cima dela. Um dia, um grande amigo, me disse que a mentira é arma de defesa. Fiquei na hora chocada, não esperava isso dele, era para mim um homem íntegro e estava defendendo a mentira. Lamento profundamente isso tudo. Peço que o Eterno me livre de toda mentira e engano. Ajuda, Senhor!!!

“Assim como uma gota de veneno compromete um balde inteiro, também a mentira, por menor que seja, estraga toda a nossa vida.” Gandhi. 

Foto: Pesquisa Google.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Histórias que honram e histórias que desonram!!!


"Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só." Romanos 3:12.




Outro dia, na nossa Escola Dominical (Igreja Metodista em Assis, SP), estávamos estudando a Carta Pastoral sobre eleições, escrita pelos nossos Bispos e Bispa, o Colégio Episcopal. Quando líamos e discutíamos sobre os candidatos de ficha limpa, uma irmã, a Terezinha Brisolla, falou cochichando, que tinha ficha suja, que Jesus a tinha limpado na cruz. Na hora fiquei impressionada com o seu dizer e rapidamente conclui para mim mesma que eu também tenho. Podemos não ter nada que nos condene na justiça do nosso país, especialmente na eleitoral, porém diante da justiça do Pai, somos todos devedores. Posso não ter cometido crime algum perante os códigos humanos, entretanto, diante do de Deus, sou mais que devedora. O critério divino é muito mais apurado que todo dogma das religiões e dever das diversas sociedades, especialmente, da judaica. Jesus deixou bem claro quando condenava os fariseus. Eles eram a nata de Israel e grandes pecadores, porque seus corações eram maus. Nossos erros ou pecados nos desmoralizam socialmente e nossos pensamentos nos condenam diante do Eterno. Penso que todos os homens sem excepção, têm em suas histórias fatos honrosos e desonrosos. Sorte daqueles que conseguem escondê-los dos homens por mais tempo, não sei se para sempre. Que o Espírito Santo me capacite a minimizar, o máximo possível, a prática do desonroso em minha vida, é o meu clamor. Ajuda, Senhor!!
"A grandeza não consiste em receber honras, mas em merecê-las." Aristóteles.
Foto: Pesquisa Google.

sábado, 20 de outubro de 2012

Escrevo, com carinho!

"Procurou o pregador achar palavras agradáveis; e escreveu-as com retidão, palavras de verdade." Eclesiastes 12. 10.


Descobri há pouco tempo o gosto da escrita. Fiz dela o meu hobby. Louvo a Deus pela vida do Ev. Dário Martini, da Semeadores de Fogo (www.semeadoresdefogo.org), que me desafiou  a escrever meu testemunho, editou, deu nome e publicou meu livreto: Vitória sobre a Tragédia (http://www.scribd.com/doc/56151903/Vitoria-Sobre-a-Tragedia-Pra-Railda-Marinho). Agradeço também à minha filha do coração, Cíntia, que me deu a sugestão para fazer um blog, assim, ela poderia ler alguma coisa de mim lá em Portugal, onde mora e é missionária. Seu esposo, o também missionário, Amadeu Verdeiro, foi quem criou o blog para mim. Sou muito feliz em saber de pessoas que leem meus escritos, sou muito grata a todos. Agradeço ao Eterno por ter me dado estas honrosas oportunidades. Obrigada, Senhor!

"A escrita nada mais é do que um sonho portador de conselhos." Jorge Luis Borges.

Foto: Pesquisa Google.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Dia do Médico!!!

"Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus." 1 Pedro 4. 10.




Há, alguns dias no calendário, que deviam ser melhores percebidos. Hoje é um deles, é o Dia do Médico. Felicito a estes homens e mulheres muito especiais, que colocaram suas vidas a serviço da saúde humana. Há sobre eles uma unção de cura dada pelo Eterno. A maioria deles desconhecem esta benção. Talvez pensem que são dons naturais, talento, ou outros diversos motivos, que os levaram à arte da medicina. Talvez seus clientes pensem assim também. Não, não foi nada disso, foi dom recebido de Deus, concedido por amor à humanidade, sua criação. Eles têm uma unção de cura, divina, sobrenatural. Sou  muito grata aos que me socorreram , curaram, quando sofri um grave acidente (http://www.scribd.com/doc/56151903/Vitoria-Sobre-a-Tragedia-Pra-Railda-Marinho), especialmente o ortopedista Dr. João D'Elia, um amigo. Vejo nos médicos a capacidade do sacrifício, sacrificam a si mesmos, suas famílias. Neste dia eu oro por eles, que o Pai os abençoe muitíssimo, como abençoou a Jabez (1 Cr 4. 10) ... Por todos dou graças. Obrigada, Senhor!!!

"Melhor médico é aquele que mais esperança infunde." Samuel Coleridge.

Foto: Pesquisa Google.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Mulheres em perigo!

"A alma farta pisa o favo de mel, mas para a alma faminta todo amargo é doce." Provérbios 27. 7.


Tenho visto e sabido de amigas que têm sido enganadas por alguns homens. A partir de uma breve avaliação vejo que as mulheres carentes são um prato cheio para estes inescrupulosos. Eles aproveitam que elas estão necessitadas de carinho e as iludem com todo o poder da sedução, do engano, ganhando seus corações por migalhas. Aproveitam da boa vontade e ingenuidade delas o quanto queiram e depois as dispensam como se nada fossem. A maior arma contra isso é a auto-estima, não depender de homem algum para ser feliz porque a felicidade não está em um relacionamento amoroso. Meu desejo sincero é que as mulheres solitárias sejam felizes, não seduzidas por homens de mau caráter. Ajuda, Senhor!!!

"A maior covardia de um homem é despertar o amor de uma mulher sem ter a intenção de amá-la." Augusto Branco.

Foto: Pesquisa Google. 

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Tomates doces!

"Ao que distribui mais se lhe acrescenta, e ao que retém mais do que é justo, é para a sua perda." Provérbios 11:24.


Domingo a noite, na hora do culto, fui surpreendida por um gesto da irmã Terezinha. No momento do ofertório ela trouxe ao altar a sua oferta e me entregou um lindo pacote. Abri e me encantei com o que vi; eram tomates colhidos em sua horta, vários pequenos, tipo cereja e um grande, tipo italiano. Junto veio um cartão escrito: "De Terezinha, para pastora Railda. Uma amostra da 1ª colheita." Fiquei emocionada, feliz, agradecida. Após o culto, ao chegar em casa, experimentei os tomates cereja, eram lindos, dulcíssimos. Saboreei vários deles. Poucas vezes comi tomate fora das refeições, como ele realmente é, fruta. A primeira delas, foi nos cafés da manhã, servidos na pousada que ficamos hospedados na cidade de Oradea, Romênia, em setembro de 2009. Comer os tomates me deu satisfação dupla, recordação de uma bela viagem missionária e gratidão ao carinho de uma irmã. Desejo que o novo hobby da Terezinha produza muita alegria, para ela e para outros, como fez para mim. Por  este ato generoso dou graças ao Eterno. Obrigada Senhor!!!

"A medida da vida não é a sua duração, mas a sua doação." Peter Marshal.

Foto: Pesquisa Google.

domingo, 14 de outubro de 2012

77 anos, uma história!!!

"Grandes coisas fez o SENHOR por nós, pelas quais estamos alegres." Salmos 126:3.



Estamos muito felizes, nossa igreja, Metodista em Assis, está completando 77 anos. É um considerável tempo de vida. Por ela, com certeza passaram muitas pessoas. Muitas vidas, incontáveis, ouviram o Evangelho ali e foram salvas. Louvamos a Deus por isso. O trabalho continua, temos muito que fazer. O Senhor nos renova e fortalece a cada dia. Pelos 77 anos de vida da Igreja Metodista em Assis, louvamos e agradecemos ao Eterno. Obrigada, Senhor!!! 

“O sangue dos cristãos é a semente da igreja”. Tertuliano.

sábado, 13 de outubro de 2012

Tipos de homens e mulheres!!!

"Eis que os caminhos do homem estão perante os olhos do SENHOR, e ele pesa todas as suas veredas." Provérbios 5: 21.


Conversando com uma amiga ela contou-me que foi conquistada por um homem. Com conversas agradáveis, atenção, a fazia sentir-se muito bem. Por um momento, pensou que estava diante de um gentleman. Após um tempo, descobriu que estava muito enganada. Percebeu que era costume dele conquistar mulheres. Era um conquistador, apenas, nada mais que isso. Homens, que agem assim, são pessoas que tem problemas de auto-estima. Vivem a conquistar mulheres para se sentirem bem. É lamentável isso. O pior é que não são só homens que tem este hábito, mulheres também. Que o Pai nos livre deste horrível mal. Ajuda, Senhor!  

“Não importa o que um homem diz ou como o diz, mas o que faz e como o faz.” Richard Bach.

Foto: Pesquisa Google.

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

O Evangelho e a Cultura!

"Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns." 1 Coríntios 9. 22.

Turma do Mestrado.
Voltei ao banco da escola. Estamos tendo, nestes dias, aula presencial de Mestrado, do Seminário Presbiteriano de Cianorte, PR , na MISPA (Missão Priscila e Aquila), Assis, SP. A disciplina é Evangelho e Cultura. As aulas têm sido excelentes, temos aprendido muito. O professor é o Rev. Dr. Sebastião Lúcio Guimarães. Entendemos, que um dos grandes desafios para cumprirmos o mandato de Cristo, é compreendermos o que é cultura; qual o seu lugar no projeto de Deus, como funciona e como a Igreja deve se relacionar com ela. O professor tem deixado muito claro que há aspectos culturais irrevogáveis, que devem ser respeitados e não prejudicam em nada a fé cristã, são formas de vida que não danificam o caráter e o testemunho cristão. Além do aprendizado é sempre uma grande alegria estar com os colegas, companheiros de batalha. Por tudo eu louvo ao Eterno. Obrigada, Senhor!!!

Prof. Sebastião (dir.) e Prof. Florêncio (esq.).
"O evangelho desafia a todos e transforma a todos. Mas Deus, a princípio, vem “ao nosso lado”, onde vivemos e onde aprendemos a conviver com os outros. Não exige que nos convertamos a uma suposta cultura divina." Timóteo Carriker.

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Por puro amor!!!


"No dia em que eu clamei, me escutaste; e alentaste com força a minha alma." Salmos 138: 3.


Sempre que estou triste gosto de reler  o meu texto, Vitória sobre a Tragédia (http://www.scribd.com/doc/56151903/Vitoria-Sobre-a-Tragedia-Pra-Railda-Marinho). Fiz isso hoje. Ir de novo à matéria me faz lembrar o quanto do Eterno eu já recebi, o tanto que Ele, na sua infinita graça me ajudou. Vejo claramente que se não fosse a ajuda do Pai eu não estaria aqui hoje. Poderia até estar em algum lugar, sedada com medicamentos psiquiátricos, no entanto, não vivendo, em atividade como me encontro, em Assis, SP. Novamente, reitero a minha fé, a minha esperança e  amor, juntos me fortalecem, me dão forças para continuar. Louvo e dou graças a Deus por tudo. Obrigada, Senhor.

"O segredo da vitória consiste em conhecer a Deus e entregar-se a ele." 
Wacthman Nee.